Simone Biles, ginasta norte-americana, desativou sua conta no X (antigo Twitter) após um desentendimento com Riley Gaines, ex-nadadora dos Estados Unidos. Gaines é conhecida por suas críticas à participação de mulheres trans no esporte feminino, que começaram após ela perder uma competição para Lia Thomas na natação universitária. Ela defende que essas disputas sejam exclusivas para mulheres cisgênero.
Tudo começou quando Gaines respondeu a uma publicação da Liga Estadual de Ensino Médio de Minnesota, celebrando o título da Champlin Park High School no Campeonato de Softball. Na ocasião, a atleta transgênero Marissa Rothenberger foi responsável por liderar o time. “É de se esperar quando o jogador estrela é um menino”, escreveu a ex-atleta. Biles rebateu o comentário: “Você está realmente doente, toda essa campanha porque perdeu uma corrida. Uma péssima perdedora. Você deveria estar elevando a comunidade trans e talvez encontrando uma maneira de tornar o esporte inclusivo ou criando um novo caminho onde os trans se sintam seguros no esporte. Talvez uma categoria transgênero em todos os esportes! Mas, em vez disso, você os intimida. Uma coisa é certa: ninguém no esporte está seguro com você por perto”.
Por que Simone Biles saiu de rede social?
Simone Biles saiu das redes sociais após discutir com Riley Gaines. Após a resposta ao comentário da ex-nadadora, os fãs da ginasta passaram a atacar a oponente. Antes de desativar sua conta, Biles publicou: “Sempre acreditei que equidade competitiva e inclusão são essenciais no esporte. O sistema atual não equilibra adequadamente esses princípios importantes, o que frequentemente leva à frustração e a discussões acaloradas, e não me ajudou a ter uma conversa pessoal com Riley, pela qual peço desculpas. São questões delicadas e complexas para as quais realmente não tenho as respostas ou soluções, mas acredito que tudo começa com empatia e respeito […]”.
Já Gaines não deixou de opinar na saída da ginasta da plataforma. “Tenha uma visão incrivelmente impopular e moralmente indefensável. Seja ridicularizada, com razão, por isso. Emita um pedido público de desculpas humilhante após uma reação implacável. Apague a conta para fingir que nada aconteceu. É triste ver um fenômeno como esse cair assim”, escreveu.
LEIA TAMBÉM
Como comprar ingresso pro show do MCR em SP?
‘Garota do Momento’: O que vai acontecer na última semana da novela?
Com quais atletas Simone Biles brigou?
Além de Riley Gaines, Simone Biles também se envolveu em uma briga com a ex-colega de time, MyKayla Skinner, que foi responsável por substituir a ginasta campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
O desentendimento começou quando Skinner publicou um vídeo criticando a equipe de Gisnástica Artística dos Estados Unidos que havia acabado de se classificar para Paris. A atleta não pode participar da competição, pois tinha acabado de ter um bebê, mas afirmou que as meninas do time não estavam se dedicando tanto quanto a competição de Tóquio. Biles, em seu Instagram, compartilhou uma foto da equipe campeã e escreveu “Sem talento, preguiçosas e campeãs olímpicas”.
LEIA MAIS
Copa do Mundo de Clubes: quais times já estão nas oitavas de final?