*Por Vitória Graciotti
O Amigos começou a partir de uma ideia dos próprios artistas de realizarem um show beneficente, que se tornando um especial de fim de ano da Rede Globo exibido entre 1995 e 1998 e dirigido por Aloysio Legey.
O projeto reunia três das maiores e mais importantes duplas de música sertaneja da época: Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo. A primeira edição do espetáculo teve como base um show realizado em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista, que reuniu cerca de cem mil pessoas. Devido ao sucesso, no ano seguinte os amigos convidaram outros grandes nomes da música sertaneja como Chrystian e Ralf, Gian e Giovani e João Paulo e Daniel e a gravação aconteceu em Paulínia, interior de São Paulo.
Os dois últimos anos de exibição foram inundados de emoção. Em 1997, o show contou novamente com a participação de Daniel, e o público pode contemplar uma homenagem a João Paulo que havia falecido alguns meses antes. Em 1998 a emoção tomou conta do público novamente em uma apresentação do Amigos, desta vez, sem a presença de Leandro, que faleceu naquele mesmo ano vítima de um câncer pulmonar.
Uma das imagens mais emblemáticas de toda essa época de ouro da música sertaneja era a palavra AMIGOS que se formava com a junção da camiseta dos artistas durante os shows.
LEIA TAMBÉM
Referência do sertanejo volta aos palcos após 30 anos
“Boate Azul”, conheça a história do clássico sertanejo
Em entrevista, o cantor Luciano Camargo conta que a ideia que deu nome ao espetáculo partiu do diretor Legey, ao perceber que a quantidade de letras que forma a palavra era a mesma dos integrantes do projeto. O cantor se recorda com carinho do momento exato em que o Leandro levanta a mão e diz que utilizaria em sua camiseta a letra A.
Devido a repercussão, o que era um especial de final do ano, se tornou um programa semanal exibido na Rede Globo e apresentado pelos artistas. Marcado pela descontração, os amigos contavam histórias e cantavam, além de abrir espaço para cantores e duplas iniciantes, os sertanejos também reencontraram antigos amigos de estrada, como o cantor Tinoco.
Após vinte e um anos da última edição, os artistas anunciaram uma turnê comemorativa que apresentaria o espetáculo nas principais cidades do Brasil. Devido a pandemia, alguns shows precisaram ser adiados e a turnê finalizou com uma transmissão feita pela Rede Globo, em 2023. O show aconteceu no Allianz Parque, em São Paulo.
Com a recente tragédia no Rio Grande do Sul e cumprindo o intuito inicial do projeto Amigos, São Paulo/SP será palco desse espetáculo novamente. Marcado para o dia 07 de junho o Festival Salve o Sul, receberá os artistas para um show histórico no qual os ingressos serão cem por cento revertidos para doações as vítimas do Rio Grande do Sul e com transmissão na Rede Globo.
Quem é Vitória Graciotti?
Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.
LEIA MAIS