O comediante Léo Lins foi condenado, nesta terça-feira (3), pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, a oito anos e três meses de prisão em regime fechado. A decisão se baseia em um vídeo publicado por ele em 2022, no YouTube, em que faz piadas consideradas ofensivas pela Justiça.
Além da prisão, o comediante terá que pagar uma multa de R$ 1, 4 milhão, junto a uma indenização no valor de R$ 303,6 mil.
LEIA MAIS
Quais são as 10 celebridades mais ricas dos Estados Unidos?
Quais humoristas defenderam Léo Lins?
No X (antigo Twitter), diversos humoristas se manifestaram em apoio a Léo Lins após a divulgação de sua condenação. Veja algumas das publicações:
- Mauricio Meirelles: “Estão prendendo comediantes por contar piada. E tem comediante apoiando”.
- Oscar Filho: “Leo Lins, faz uma coisa! Transforma suas piadas em Funk! Quem sabe você se safa como o MC Poze?”
- Antonio Tabet: “Isso aqui é um absurdo. Pode-se não achar a menor graça ou até detestar as piadas de Leo Lins, mas condená-lo à prisão por elas é uma insanidade e um desserviço. Espero que essa decisão completamente descabida seja revertida”.
- Fabio Rabin: “Nem se a gente morasse na Suíça, que é um lugar que não acontecesse muito crime, e os caras falarem “Vamos prender o comediante porque não tem serviço”, tem muita coisa para resolver aqui no Brazuca”.
- Diguinho Coruja: “Roubar Bilhões de velhos indefesos não dá cadeia. Piada, sim. Que momento horroroso. Força Léo Lins!!”.
- Murilo Couto: “Eu não vou deixar eles te levarem @leolins ! Humorista não é bandido!”
A defesa de Léo Lins se manifestou sobre a condenação e classificou a decisão como um ataque à liberdade de expressão. “Ver um humorista condenado a sanções equivalentes às aplicadas a crimes como tráfico de drogas, corrupção ou homicídio, por supostas piadas contadas em palco, causa-nos profunda preocupação”, diz o comunicado.
LEIA TAMBÉM
Qual a doença do vocalista de Morten Harket, do A-ha?
Quando o segredo de Odete Roitman é revelado em ‘Vale Tudo’?