O Festival Folclórico de Parintins é palco para a maior disputa a céu aberto entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho). Reunindo milhares de pessoas de todo o Brasil, o espetáculo é reconhecido como patrimônio cultural e já está em sua 57ª edição. Nele, cada bumbá tem um tempo limite de 2h30 para apresentar 21 itens, em uma arena em formato de cabeça de boi.
Qual boi ganhou o Festival de Parintins 2024?
O boi Caprichoso foi o vencedor do Festival de Parintins 2024. O Touro Negro se tornou tricampeão da festa, vencendo também em 2022 e 2023.
LEIA TAMBÉM
Qual o horário da novela ‘Renascer’ hoje?
Quem foi o participante de ‘Casamento às Cegas’ que morreu na prisão?
Quem ganhou mais, Boi Garantido ou Caprichoso?
O festival é dividido em três noites. Na primeira, o Caprichoso ganhou, alcançando 419,8 pontos, enquanto o Garantido teve uma marca de 419,7. Já na segunda e terceira noite, ambos os bois empataram, atingindo 419,8 e 419,7, na devida ordem.
A festa também conta com o “item galera”, no qual os torcedores dos bois são avaliados. No entanto, os dois também empataram, alcançando 60 pontos.
Qual é a lenda do Boi Caprichoso?
Também conhecido como “Touro Negro”, o Caprichoso foi fundado em 1913 pelas famílias nordestinas Cid e Gonzaga. Conforme o tempo, o animal se tornou um dos símbolos mais relevantes de Parintins.
Já o Boi Garantido tem uma história mais complexa. Originado no mesmo ano, o animal foi fruto de uma promessa realizada por São João Batista. Seu criador, Lindolfo Monteverde, ao ficar doente, prometeu que, se conseguisse a cura, construiria um boi para alegrar a população durante as festividades do mês de junho.
Ambos os bois se tornaram conhecidos, não somente na região amazônica, mas sim no Brasil inteiro.
LEIA MAIS