Recentemente, a juíza Karina Dusse viralizou na internet após ter usado linguagem informal e meme em dois despachos. No primeiro, proferido em setembro de 2024, a juíza afirmou que “vacilou” após acolher embargos em um mandado de segurança. “Com razão os embargantes. Noutros termos, na gíria, ‘vacilei’”, escreveu Dusse no documento. Já no segundo despacho, realizado em dezembro, Karina apontou um erro no direcionamento de ofícios, o relacionando a um meme do Homem-Aranha. “Como explica o espetacular Homem-Aranha, aconteceu o seguinte”, escreveu.
Quem é a juíza Karina Dusse?
Nascida em São Bernardo do Campo (SP), Karina Dusse se graduou na Universidade Federal da Bahia em 2008. Com pós-graduação em Direito em Concentração em Contencioso pelo IBMEC Business Schoool, Dusse foi advogada Senior da Petrobras antes de se tornar juíza Federal. Em novembro de 2020, tomou posse como magistrada no cargo de juíza Federal substituta no TRF da 2ª região.
LEIA TAMBÉM
Onde assistir à final da Copinha
O que influenciadores falaram sobre planilha vazada?
Pronunciamento do TRF
Os despachos proferidos pela juíza chegaram à corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª região, que publicou um ofício aos magistrados, pedindo que usem as expressões informais e os recursos de “visual law” com mais prudência e parcimônia, a fim de manter a seriedade da Justiça.
“Devem ser evitados elementos que possam suscitar dúvidas quanto à seriedade e decoro dos magistrados e serventuários da Justiça.”
LEIA MAIS