O filme “Ainda Estou Aqui”, lançado em 2024, está sendo considerado um marco na história do cinema brasileiro. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, a trama mostra a história real do ex-deputado Rubens Paiva, levado pela ditadura militar, em 1971, e nunca mais encontrado. O longa exibe a busca incansável de sua esposa, Eunice Paiva, por respostas sobre seu paradeiro.
Quem é Marcelo Rubens Paiva?
Marcelo Rubens Paiva é um dos filhos do ex-deputado Rubens Paiva e Eunice Paiva. Atuando atualmente como escritor e dramaturgo, Marcelo tinha 11 anos quando teve a casa em que morava com os pais invadida por militares, em 1971. Desde então, acompanhou a busca da mãe pelo marido, que nunca foi encontrado. O escritor é responsável pela obra “Ainda Estou Aqui”, que em 2024 foi adaptado ao cinema, rendendo diversos prêmios, nacionais e internacionais, ao elenco e produção.
LEIA TAMBÉM
Por que tem que desmontar a árvore de Natal no Dia de Reis?
Quem foi Eunice Paiva?
Nascida em São Paulo, Eunice Paiva foi esposa de Rubens Paiva, que desapareceu durante a ditadura militar, em 1971. Juntos, os dois tiveram cinco filhos: Marcelo Rubens Paiva, Vera Paiva, Maria Eliana Paiva, Ana Lúcia Paiva e Maria Beatriz Paiva. Após o sumiço do marido, Eunice passou a dedicar sua vida à busca pelo paradeiro de Rubens, e, por isso, se tornou um símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil.
Em 1973, Eunice começou a cursar Direito e se tornou advogada, atuando nas políticas indígenas do país, além de ser uma das pessoas que pressionaram o governo para a promulgação da Lei nº 9.140, instituída em 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que determinava que as pessoas desaparecidas pela ditadura militar fossem consideradas mortas e que suas certidões de óbito fossem emitidas.
LEIA MAIS