A pergunta “quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?” desafia a humanidade há milênios e, finalmente, os cientistas descobriram uma resposta. Pode parecer coisa de ficção, mas pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, afirmam terem encontrado uma resposta ao enigma.
A pesquisa, publicada em 2024 pela Nature, com autoria de Marine Olivetta, Chandni Bhickta, Nicolas Chiaruttini, John Burns e Omaya Dudin, foi capaz de identificar uma espécie unicelular conhecida como Chromosphaera perkinsii em sedimentos oceânicos perto do Havaí. Foi aí que os estudiosos chegaram a uma conclusão histórica.
Descubra quem veio primeiro: o ovo ou a galinha:
LEIA MAIS
Elon Musk comprou a CNN?
Quais famosos vão vir para a CCXP no Brasil?
Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
De acordo com os pesquisadores, o ovo veio primeiro. A lógica é a seguinte: a partir da identificação feita, em 2017, da espécie unicelular Chromosphaera perkinsii (C. perkinsii) – que existiu há mais de um bilhão de anos, muito antes dos primeiros animais-, os estudiosos observaram que ele podia formar estruturas multicelulares. Essa estrutura era muito semelhante aos embriões de espécies primitivas.
O que isso significa na prática? A identificação permite concluir que as bases genéticas para o desenvolvimento multicelular podem ter começado a existir muitos anos antes dos próprios animais aparecerem.
Em outra linguagem, essa é a mais perfeita representação de a natureza de criar um “ovo” – no caso, incontáveis ovos – antes da formação da “galinha” – aqui, podemos entender como os primeiros animais primitivos, sejam eles quais forem.