O “Fantástico” (EPTV/TV Globo) é um dos principais jornalísticos do Brasil e completa 50 anos em 2023. Um evento, realizado nesta terça-feira (19), em São Paulo (SP), contou com a presença de figuras importantes na história do programa e algumas personalidades que já apresentaram o “Show da Vida”. Relembre alguns dos apresentadores da atração:
APRESENTADORES DO SHOW DA VIDA
Em 1973, o “Fantástico” estreou sem apresentadores fixos. De acordo com o site Memória Globo, era realizado um rodízio entre personalidades do jornalismo, entretenimento e esporte. Essa estratégia foi usada até o final dos anos 80. Relembre algumas das figuras que estiveram à frente da atração nesse período:
Jornalístico: Cid Moreira, Heron Domingues, Carlos Campbell, Berto Filho e Marcos Hummel.
Entretenimento e Shows: José Wilker, Leila Cravo, Thelma Elita, Paula Saldanha, Edson Celulari e César Filho.
Esporte: Léo Batista e Fernando Vanucci.
A atração foi repaginada em 1988 e passou a ter a apresentação fixa do trio Sérgio Chapelin, Valéria Monteiro e William Bonner.
Em maio de 1990, Chapelin deixou a atração para se dedicar integralmente ao Jornal Nacional. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez de William Bonner deixar o comando da atração para apresentar o Jornal da Globo, deixando de acumular as duas funções.
Nos anos 90, passaram pela atração nomes como Valéria Monteiro, Celso Freitas, Dóris Giesse, Carolina Ferraz, Fátima Bernardes e Sandra Annenberg.
LEIA TAMBÉM:
Luíza Sonza confirma fim de namoro com Chico Moedas no Mais Você
Veja como ficou o processo no qual Luísa Sonza foi acusada de racismo
Em 1996, após uma reformulação no jornalismo da Globo, Pedro Bial e Helena Ranaldi assumiram a apresentação. Durante essa reformulação, Bial conquistou a direção do programa, mas sua parceira feminina foi trocada algumas vezes.
Em 1997, passaram pelo programa Cláudia Cruz, novamente Fátima Bernardes (que saiu de licença-maternidade em poucos meses) e Carla Vilhena. A companheira de Bial só se firmaria com a chegada de Glória Maria, que permaneceu até 2007, quando foi para o Globo Repórter e foi substituída por Patrícia Poeta.
Em 2008, ocorreram novas mudanças, Com a saída de Pedro Bial, que passaria a apresentar exclusivamente o Big Brother Brasil, a partir daquele ano, o programa passou a ser apresentado por Zeca Camargo, que já era o substituto do Bial em algumas ocasiões..
Em 2011, Patrícia Poeta deixou a atração para assumir a bancada do Jornal Nacional. Em seu lugar, assumiu Renata Ceribelli.
Em 2013, foi a vez de Zeca Camargo deixar o programa para assumir o Vídeo Show. Ele foi substituído por Tadeu Schmidt, que já apresentava o bloco de esportes desde 2007. Renata Ceribelli passou a ser repórter especial do programa, e Renata Vasconcellos assumiu seu lugar na apresentação.
Em novembro de 2014, Renata Vasconcellos passou a ocupar a bancada do Jornal Nacional, sendo substituída por Poliana Abritta, que apresenta o programa até hoje.
Em 2021, pela primeira vez na história, o Fantástico passou a ser apresentado por duas mulheres: Tadeu Schmidt assumiu o Big Brother Brasil e Maju Coutinho passou a integrar o time de apresentadores ao lado de Poliana.
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “SHOW DA VIDA”
Com presenças ilustres de ex-apresentadores como Patrícia Poeta, Zeca Camargo e Sergio Chapelin, foi inaugurada na noite desta terça-feira (19) a exposição “Fantástico O Show da Vida”. A mostra conta com telas interativas e uma réplica do cenário do programa, e estará aberta ao público a partir desta quarta-feira, 20, no Espaço Solar Fábio Prado, em São Paulo(SP). Uma verdadeira viagem no tempo para todos os fãs do programa.
LEIA MAIS:
Por que Bolsonaro não quer que Michelle dispute a Presidência?