13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Saiba como conseguir ver a maior Superlua do ano hoje

Fenômeno acontece nesta quarta-feira (13); segunda Superlua do ano poderá observada a partir das 17h30

 

 
O fenômeno da Superlua vai acontecer nesta quarta-feira (13), a partir das 17h30. Essa será a segunda Superlua do ano que poderá ser observada no céu.

Nomeada de Superlua dos Cervos, vai dar a sensação de que ela estará ainda maior e mais brilhante. A primeira Superlua aconteceu em junho.

Confira dicas para poder observar este fenômeno!

Para acompanhar, não será preciso usar nenhum equipamento profissional. Basta que as condições do céu estejam favoráveis, sem nuvens.  

 

VEJA TAMBÉM 
Dia do Rock: é celebrado nesta quarta; Tudo ep fará live 
Angélica conta que perdeu virgindade com Cesár Filho  


A primeira hora após o nascimento da lua (hoje será às 17h30) é o melhor momento para acompanhar, pois a SuperLua dos Cervos poderá exibir diferentes variações de tonalidade, como: amarelada, alaranjada ou avermelhada, devido à interação com a atmosfera. 
 
AMANHÃ TAMBÉM 

Nessa quinta-feira (14) também poderá ser uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 100% de iluminação. Ela nascerá um pouco mais tarde, por volta de 18h40.

- Publicidade -

POR QUE ACONTECE A SUPERLUA?

Este fenômeno acontece quando nosso satélite natural ocupa a posição de maior proximidade com o planeta Terra, ficando aproximadamente 15% maior e com 30% de mais luminosidade. A Superlua se torna ainda mais especial, quando coincide com a fase de lua cheia, isso faz com que ela fique com um tamanho muito superior ao normal.  

A lua gira ao redor da Terra em uma trajetória elíptica (oval). A distância média em relação à Terra é de 384.405 km. No perigeu, ponto mais próximo da Terra, a distância chega a 357.448 km; no apogeu, ponto mais afastado da Terra, a distância chega a 405.363 km.

O tempo necessário para que a lua complete um giro ao redor da Terra é de aproximadamente 27 dias. Nesse tempo, ela sempre ocupa a posição de apogeu e perigeu.

- Publicidade -

O que faz a Superlua ser especial é a diferença de tempo entre o exato momento em que ela se encontra na posição do perigeu e o momento da ocorrência da fase cheia. Quanto menor essa diferença, maior será a aproximação do satélite.
 
LEIA MAIS 
Veja receita de torta de maçã com massa crocante e recheio cremoso

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress