14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Titãs anunciam nova turnê com lançamento de livro

Uma das mais aclamadas bandas de rock do Brasil tem sua trajetória contada em A Vida Até Parece Uma Festa - A História Completa dos Titãs

 

A banda de rock Titãs completou 40 anos em 2022 e, para comemorar, há uma nova turnê confirmada com todos os integrantes iniciais do grupo (com exceção de Marcelo Fromer, morto em 2001). Além dos shows, outra iniciativa para relembrar a trajetória da banda é o lançamento do livro “A Vida Até Parece Uma Festa- A História Completa dos Titãs” (Ed. Globo). Na biografia, assinada pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer, são narrados grandes momentos da banda, como a chegada ao sucesso, desentendimentos entre integrantes, saídas, drogas, rivalidade com outros grupos e o renascimento artístico. 

A divulgação é uma espécie de “show de abertura” para quem quer conhecer o grupo, uma das melhores bandas de todos os tempos dos últimos quarenta anos – para parafrasear a canção escrita por Sérgio Britto e Branco Mello, dois dos oito titãs que ainda seguem na banda, ao lado de Tony Bellotto. 

A publicação é uma espécie de “show de abertura” para quem quer conhecer o grupo, uma das melhores bandas de todos os tempos dos últimos quarenta anos – para parafrasear a canção escrita por Sérgio Britto e Branco Mello, dois dos oito titãs que ainda seguem na banda, ao lado de Tony Bellotto.
O livro percorre as diversas fases do grupo. E elas estão muitas vezes atreladas às saídas, ao longo dos anos, dos integrantes – e a obra vai a fundo nas histórias e motivos que levaram a isso. Arnaldo Antunes foi o primeiro, em 1992. Depois, deixaram o grupo Nando Reis, Charles Gavin e Paulo Miklos. Marcelo Fromer morreu de forma trágica, em 2001. Os Titãs sempre seguiram em frente e, sobretudo, souberam se reinventar.  

VEJA TAMBÉM 
 
Viúva de Kobe Bryant recebe R$ 150 milhões por vazamento de imagens do acidente 

Veja como ganhar um cooler oficial do BBB 23

OITO CABEÇAS 

Na orelha da biografia, o músico e produtor Liminha afirma que os Titãs nunca tiveram um líder. Eram oito cabeças pensantes que chegavam sempre a um consenso. Será que isso pode ter contribuído para a longevidade da banda, mesmo com tantas mudanças? 

- Publicidade -

Hérica acredita que sim. “O que faz os Titãs ser uma banda interessante é ela ter sido formada por oito caras geniais. Oito compositores, cinco vocalistas. A frase que o Britto usou na conversa com o Branco e o Tony sobre a saída do Paulo é forte e serve para os outros episódios: “não vou terminar a banda porque alguém quer sair”, diz. 

Para além de tudo isso, os integrantes sempre tiveram referências para além do rock – basta ver as carreiras solos de ex e atuais membros para entender isso. De um encontro com Clementina de Jesus no início da carreira à vontade de se apresentar para a massa comandada por Chacrinha. Do rock radical de Cabeça Dinossauro ao pop do disco Televisão. O Acústico com orquestra e o repente em Õ Blésq Blom que abre a faixa Miséria. 

“Os Titãs sempre foram antenados. Estiveram na vanguarda por conta das influências que seus integrantes carregavam. Eles se cobram muito por ter material inédito, de surpreender o público”, diz Alzer. 

Em novembro de 2022, os Titãs anunciaram, em comemoração aos 40 anos de carreira, a turnê Encontro – Todos ao Mesmo Tempo Agora, uma reunião de sete integrantes da formação clássica do grupo: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto.
Em um primeiro momento, 10 shows seriam realizados, a partir de 28 de abril deste ano, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba e São Paulo, a capital que receberia o encerramento, em 17 de junho. 

- Publicidade -

Com o sucesso das vendas de ingressos – em São Paulo, 50 mil ingressos da primeira data se esgotaram em duas horas – novas apresentações foram agendadas. A capital paulista ganhou duas novas datas. Belo Horizonte mais uma. 

Recentemente, foram incluídas no roteiro da turnê as cidades de Manaus, Belém, Aracaju, João Pessoa, Goiânia, Vitória e Ribeirão Preto (interior de São Paulo). A produção diz que, com isso, alcançará um público de 500 mil pessoas. 

LEIA MAIS 
 
Vacina bivalente contra a covid-19 é mais eficaz, apontam estudos

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress