Você sabia que neste dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante no Brasil? A data também é marcada pelo Dia do Pendura, celebrado pelos alunos de direito – veja como funciona abaixo.
O Dia do Estudante acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, em 1827, período do império brasileiro.
Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.
VEJA TAMBÉM
Cantora Gabi Martins diz que toma iniciativa em paquera: eles têm medo
Ex-marido de Britney Spears publica vídeos de briga da cantora com os filhos; veja
Desde então, é celebrado o Dia do Estudante. Segundo o MEC (Ministério da Educação), é importante pensar que uma educação mais centrada no estudante contribui para despertar seus interesses, aumentar o engajamento com as aulas, reduzir a evasão escolar e prepará-lo para lidar melhor com os desafios da vida.
PENDURA
E o Dia da Pendura? A data é famosa entre estudantes universitários de Direito! Isso porquê os alunos que vão aos restaurantes, se fartam a valer e, depois, mandam “pendurar” a conta.
A tradição tem suas raízes no império do Brasil, época em que os advogados possuíam muita notoriedade e os proprietários de estabelecimentos alimentícios terminavam por convidar os advogados e acadêmicos de direito para comemorarem a data em seus bares e restaurantes.
Vale lembrar que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a “topar” o Dia da Pendura, então é melhor levar a carteira.
LEIA MAIS
Sony divulga o catálogo de agosto do PlayStation Plus