O corpo da diretora de festivais e produtora de cinema Zita Carvalhosa será velado nesta quarta-feira (23), das 10h às 16h, na Cinemateca Brasileira. Zita tinha 65 anos e morreu na terça (22), vítima de um câncer. Desde cedo, pessoas e órgãos influentes tem deixado seus sentimentos nas redes sociais, como o próprio Ministério da Cultura:
É com pesar que o MinC recebe a notícia da morte da produtora cultural Zita Carvalhosa, Zita foi uma das mais importantes vozes na valorização de curtas-metragens no Brasil
escreveu o órgão
Reconhecimento
Zita Carvalhosa é amplamente reconhecida pelo papel fundamental que desempenhou na divulgação de curtas-metragens, o qual desenvolveu dentro do Kinoforum (Festival Internacional de Curtas de São Paulo), que ela criou em 1989 e dirigiu por 35 anos.
Enquanto liderou o projeto, conseguiu reunir cineastas, curadores e programadores do mundo inteiro na cidade de São Paulo, fazendo do Kinoforum o festival de curtas mais importante da América Latina e do mundo.
LEIA MAIS
Quais os sintomas do Parkinson?
É possível descobrir quais pessoas visitaram meu perfil no X com o Grok?
Museu
Além do trabalho pioneiro com a criação do festival para valorizar o gênero curta, Zita também esteve à frente como curadora do MIS (Museu da Imagem e do Som em São Paulo) durante sete anos, onde teve a missão de imprimir o seu olhar cuidadoso no audiovisual em um dos espaços mais respeitados do país.
Até hoje ouço internamente seus ensinamentos no meio das loucuras da vida do cinema, e tentativa de buscar o simples, isso sim, o mais complexo. Obrigada por ter me dado a honra de produzir meu primeiro longa. O cinema e todos nós sentiremos sua falta, querida Zita
escreveu Carolina Markowicz, direto do premiado filme “Carvão”, em suas redes sociais
*Com informações de Agência Brasil
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!