Nesta terça-feira (24), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga os locais de prova do Enem 2023. Uma dúvida que costuma surgir entre os candidatos ao conferir essa informação é se há a possibilidade de alterar o local de realização do exame, principalmente nos casos de pessoas que forneceram o endereço errado por engano ao se inscrever.
Porém, o município de realização da prova só pode passar por mudanças durante o período de inscrição. Ou seja, não é possível alterar o local de prova do Enem 2023 depois disso.
Para conferir o lugar em que irá fazer a prova, é necessário acessar a Página do Participante, por meio de um login único da plataforma gov.br. A partir disso, o candidato pode ter acesso ao Cartão de Confirmação, documento onde constam número de inscrição, data, hora e local das provas. O cartão informa, também, sobre eventuais necessidades de atendimento especializado.
LEIA TAMBÉM
Medicina lidera lista de cursos mais concorridos no Unesp 2024
Aulões online preparam candidatos à Unicamp, Enem e Fuvest
Veja o passo a passo de como consultar o local de prova do Enem 2023:
– Acesse a Página do Participante (clique aqui);
– Coloque seu login e senha da conta gov.br para entrar;
– Na barra lateral, clique em “Aplicação” e depois em “Local de Prova”;
– Por fim, dentro do chat, clique no botão azul “Local de Prova”.
Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada na plataforma gov.br, o Inep informa que é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”.
ENEM 2023
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e a recursos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.
Para ajudar os estudantes a se prepararem para a prova de redação, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência da prova de redação. Além disso, a cartilha traz amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima – mil pontos – no Enem 2022.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS