- Publicidade -

Novo Ensino Médio: Senado aprova proposta com maior carga horária de disciplinas básicas e com espanhol obrigatório

Mudanças no texto faz com que o projeto retorne para análise da Câmara dos Deputados; confira o que está sendo defendido

compartilhar

O Senado aprovou uma reformulação do Novo Ensino Médio nesta quarta-feira (19). Agora, a relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), propõe que haja a carga de 2,4 mil horas durante os três anos, para as disciplinas obrigatórias.

Nesta proposta, coloca-se a obrigatoriedade do ensino de espanhol, que começaria a compor a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) junto ao inglês, única língua exigida na lei atual.

- Publicidade -

O texto ainda volta para votação na Câmara dos Deputados em razão dessas modificações.

LEIA MAIS

O que é ASAP? Abreviação tem ligação com o inglês

- Publicidade -

Quem foi o primeiro presidente do Brasil?

Controvérsias

Diante da proposta, alguns Estados já manifestaram que a contratação de novos profissionais é um obstáculo para que se cumpra a nova legislação. Sob regime de recuperação fiscal, se torna impossível que eles abram concurso ou criem cargos na carreira pública.

Diante da situação, a senadora explicou que casos excepcionais podem fazer valer a oferta de outros idiomas em substituição às obrigatórias. Vale lembrar, no entanto, que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seguirá considerando o currículo comum, ou seja, a BNCC.

Carga horária

Um dos principais motivos que gera debate acerca da reforma do Ensino Médio desde 2017 é a carga horária do currículo obrigatório. A sociedade civil Todos Pela Educação, que preza pela qualidade da educação, considera que o limite de 1,8 mil horas é baixíssimo.

- Publicidade -

Dessa forma, a lógica é estabelecer um mínimo de horas para essas disciplinas consideradas essenciais, como matemática e português. São 2,4 mil horas para a formação geral básica e 600 horas para disciplinas de uma área do conhecimento. Abrindo espaço para adição de mais 1,4 mil horas.

A formação técnica e profissional sofrerá uma transição gradual, indo para 2,2 mil horas obrigatórias até 2028 e saltando para 2,4 mil no ano seguinte.

Providências

O texto discorre sobre o uso de aulas transmitidas para salas remotamente, propondo que só aconteçam diante de casos emergenciais, como calamidades públicas.

Por fim, o projeto torna obrigatório que cada município contenha, no mínimo, uma escola que oferte salas de Ensino Médio no período noturno, mediante a “demanda manifesta e comprovada para matrícula”.

LEIA TAMBÉM

Como desativar comentários nos stories do Instagram?

Janaína Boaventura
Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

Leia mais

Kingdom Come: Deliverance II poderá ser jogado de graça

Jogo de estratégia estará disponível neste final de semana para PC (via Steam) e consoles Xbox; veja como aproveitar a oportunidade

SEGA reduz preço de Sonic Racing: CrossWorlds no Brasil

Além dos novos valores já disponíveis nas principais lojas digitais, uma nova ativação do ouriço azul estará disponível no GP de São Paulo

Legumes coloridos chamam atenção pela aparência e benefícios à saúde

Batata-doce roxa e beterraba amarela ganham espaço no campo e na mesa dos brasileiros; conheça os legumes coloridos

- Publicidade -

- Publicidade -