O terceiro lugar no pódio da prova individual de solo da ginástica artística feminina nas Olimpíadas de Paris gerou controvérsias. A atleta da Romênia, Ana Barbosu, já comemorava a medalha de bronze quando a nota de Jordan Chiles, dos Estados Unidos, foi anunciada, superando a dela.
A reação da romena ao ficar de fora do pódio repercutiu na internet. Alguns dias após a final, o CAS (Corte Arbitral do Esporte) aprovou a reavaliação das notas, mudando o resultado daquelas que competiam pelo bronze.
Bronze olímpico do solo na ginástica artística será dividido?
Pela nova avaliação, o bronze seria retirado de Chiles e passaria às mãos de Barbosu. No entanto, a Confederação de Ginástica Artística dos Estados Unidos entrou com outro pedido de revisão, negado pelo Tribunal Arbitral do Esporte.
Diante do ocorrido, a ex-ginasta romena Nadia Comaneci, ídola do esporte e nove vezes medalhista olímpica, destacou a importância de se considerar a saúde mental das envolvidas. O comentário não foi bem recebido por entenderem que ela estava questionando a decisão do CAS.
No entanto, a FRG (Federação Romena de Ginástica) explicou que a fala da ex-ginasta foi importante para que eles propusessem a divisão da medalha. Em nota, disseram não terem solicitado a retirada da medalha da norte-americana:
LEIA MAIS
Quais esportes estreiam nas Olimpíadas de Los Angeles 2028?
Vini Jr. vai jogar na Arábia Saudita?
Nova personagem
Com a revisão das notas, as posições do ouro e da prata, Rebeca Andrade e Simone Biles respectivamente, mantiveram-se inalteradas. Por outro lado, a última vaga do pódio e as duas seguintes ficaram com:
- 3ª Ana Barbosu
- 4º Sabrina Maneca-Voinea
- 5º Jordan Chiles
Na proposta da FRG, a medalha de bronze teria de ser dividida entre essas três atletas. Dessa forma, Sabrina Maneca-Voinea, também da Romênia, seria inserida na premiação.
Notas
As notas das atletas envolvidas na disputa desse bronze foram:
Jordan Chiles:
- 13.666 – Primeira nota
- 13.766 – Após recurso que a levou para o pódio
- 13.666 – Após reavaliação do recurso
Ana Barbosu:
- 13.700 – Primeira nota
- 13.766 – Após reavaliação do recurso
LEIA TAMBÉM