A Conmebol (Confederação de futebol da América do Sul) e a Concacaf (Confederação de futebol da América do Norte, Central e Caribe) anunciaram nesta sexta-feira (27) como será a Copa América de 2024, que será organizada pelas duas entidades. Serão 16 equipes de toda a América e o campeonato vai acontecer nos EUA.
Entre as seleções participantes serão dez sul-americanos, incluindo o Brasil, e outros seis representantes das demais regiões do continente americano, algo inédito. Ainda não há data definida para o torneio, mas ele deve acontecer no verão americano, que vai de junho a agosto.
LEIA MAIS
Vinícius Jr. é novamente alvo de ofensas em Madrid
Tatuagem de Daniel Alves nas partes íntimas foi decisiva para prisão preventiva
Os seis países da Concacaf terão a oportunidade de se classificar para a Copa América por meio da Liga das Nações da Concacaf na temporada 2023/24.
A organização em conjunto da Copa América 2024 faz parte de um acordo de parceria estratégica firmado entre Conmebol e Concacaf para “fortalecer e desenvolver o futebol em ambas as regiões”, afirmou a confederação que comanda o futebol sul-americano. O acordo inclui também competições de seleções nacionais femininas e masculinas e um novo torneio de clubes.
As equipes nacionais femininas da América do Sul foram convidadas para participar da Copa Ouro Concacaf de 2024, que também será realizada nos Estados Unidos, com 12 seleções. Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai serão os representantes sul-americanos.
A competição de clubes a ser realizada será no modelo “final four”, envolvendo os melhores clubes das respectivas confederações. As quatro equipes participantes se classificarão por meio das competições de clubes existentes da Conmebol e Concacaf. A primeira edição deste torneio deve ser disputada em 2024.
“Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que esta paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério”, afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
“Essa parceria será realmente de benefício mútuo para ambas as confederações. Trabalharemos juntos para garantir que o futebol em ambas as regiões continue a prosperar”, disse o presidente da Concacaf, Victor Montagliani.
Além dos Estados Unidos, México e Canadá também vão sediar a próxima Copa do Mundo, em 2026. Será a primeira vez na história que três países vão organizar em conjunto a principal competição de futebol do planeta.
LEIA TAMBÉM