A quarta-feira (23) foi recheada de gols na Copa do Mundo do Catar. A maior parte deles saiu na vitória da Espanha sobre a Costa Rica, pelo Grupo E, que se tornou a maior goleada da Fúria na história do Mundial: 7 a 0. Pela mesma chave, em jogo marcado pelo protesto dos jogadores alemães, a tetracampeã Alemã perdeu de virada para o Japão, 2 a 1, em outra grande zebra desta Copa.
No Grupo F, a Croácia decepcionou e não saio do zero a zero com o Marrocos. Pela mesma chave, a Bélgica, semifinalista em 2018, encarou o Canadá. A zebra quase deu as caras, novamente, mas deu a lógica e a seleção belga venceu por 1 a 0. Confira os detalhes das partidas desta quarta-feira abaixo.
07h – Marrocos 0x0 Croácia – Al Bayt
10h – Alemanha 1×2 Japão – Khalifa International
13h – Espanha 7×0 Costa Rica – Al Thumana
16h – Bélgica 1×0 Canadá – Al Rayyan
LEIA MAIS
Copa do Mundo: Confira 10 zebras na históricas nos Mundiais
Saiba quem é Renata Silveira, a primeira mulher narrar uma Copa do Mundo na TV aberta
CROÁCIA 0X0 MARROCOS
A Croácia começou o jogo bem, mantendo a posse de bola, mas sem criar grandes jogadas, que levasse perigo ao gol marroquino. A seleção africana manteve uma forte marcação, deixando a partida truncada no primeiro tempo. No finalzinho da etapa inicial, Sosa cruzou para Vlasic e o goleiro Bono, do Marrocos, fez grande defesa. A partida foi para o intervalo em zero a zero.
O segundo tempo foi muito parecido com o primeiro, Croácia com a bola e Marrocos forte na marcação. O time europeu ainda conseguiu se arriscar mais no ataque, mas abriu espaço para o contra-ataque marroquino, mas o gol não saiu, persistindo o zero a zero no placar final
ALEMANHA 1X2 JAPÃO
Antes do jogo, os jogadores alemães posaram para foto tapando a boca, em protesto contra a Fifa. A Federação pressionou as seleções que utilizariam uma braçadeira em protesto contra a criminalização da homossexualidade no Catar. A ministra do Esporte da Alemanha, Nancy Faeser, acompanhou o jogo ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, com a braçadeira “one love”. De acordo com a entidade, o jogador que entrasse em campo com o adereço poderia ser punido até com cartão amarelo. Nas redes sociais da Federação Alemã de Futebol, a foto foi acompanhada do texto:
“Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para defender os valores que defendemos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Juntamente com outras nações, queríamos que nossa voz fosse ouvida. Não se tratava de fazer uma declaração política os direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser dado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso esta mensagem é tão importante para nós. Negar-nos a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Mantemos nossa posição”.
Com a bola rolando, no primeiro tempo, os alemães dominaram o jogo, mas os japoneses ameaçavam ao avançar a marcação, roubar a bola e criar chances de gols. Maeda chegou a marcar para o Japão, mas o gol foi anulado por impedimento. Depois, a Alemanha cresceu e mostrou mais volume de jogo no ataque. Gündogan sofreu pênalti do goleiro Gonda e converteu, abrindo o placar para os alemães. A pressão dos europeus continuou e eles conseguiram fazer o segundo gol em um contra-ataque fulminante, mas o gol foi anulado.
O Japão voltou para o segundo tempo com alterações, que não surtiram efeito nos primeiros minutos da etapa complementar. o goleiro japonês Gonda fez grandes defesas e impediu o segundo gol alemão. Já na reta final da partida, os japoneses marcaram dois gols em seis minutos, primeiro com Doan e depois com Asano, que começou a partida no banco de reserva. Assim, o Japão garantiu sua primeira virada em Copas do Mundo e venceu por 2 a 1.
ESPANHA 7X0 COSTA RICA
Durante toda a partida, a Espanha valorizou a posse de bola, com o seu estilo “tiki-taka”. Os gols da Fúria foram marcados por Dani Olmos, Asensio, Gavi,
O placar foi aberto logo aos 10 minutos, com Dani Olmos. Aos 20 minutos, Asensio fez o segundo e o terceiro foi anotado por Ferrán Torres, de pênalti, aos 30 da primeira etapa. No segundo tempo, a goleada tomou forma e foi a vez de Gavi se tornar o terceiro jogador mais jovem a marcar gol em uma Copa, aos 18 anos e 110 dias. O líder da lista é Pelé, que em 1958, aos 17 anos e 227 dias, marcou pela seleção brasileira. O segundo foi o mexicano Manuel Rosas, com 18 anos e 92 dias. Soler, Morata e Ferrán Torres, mais uma vez, completaram a goleada.
Ferrán Torres, de 22 anos, namora Sira Martinez, filha do treinador da seleção espanhola, Luis Enrique. Na comemoração de um dos gols, o espanhol fez o sinal de “S” para a torcida, de onde a amada acompanhava a partida. Em entrevista, antes da estreia espanhola no Mundial, Torres falou sobre a relação com o Luis Enrique: “Eu e o treinador sabemos diferenciar quando somos família e quando somos treinador-jogador. Acho que devemos levar isso de forma natural, simplesmente isso. Estamos indo muito bem.”
O 7 a 0 foi a maior goleada da Espanha em Copa do Mundo. Até então, o placar mais elástico da Fúria em Mundiais era 6 a 1 sobre a Bulgária, na França, em 1998.
BÉLGICA E CANADÁ
Parecia que a zebra ia dar as caras novamente na partida entre Bélgica e Canadá. Logo aos 8 minutos, o juiz consultou o VAR e viu mão de Carrasco na bola, dentro da área. Pênalti para os canadenses. Davies foi para a cobrança e Courtois fez a defesa. Mesmo assim, o Canadá continuou mandando no jogo e criando várias oportunidades de gol, mas aos 43 minutos, Alderweireld lançou para Batshuayi abrir o placar.
No segundo tempo, a Bélgica voltou melhor e impôs seu ritmo de jogo. Os canadenses já demonstravam cansaço e não conseguiam jogar a segunda etapa na mesma intensidade. Os 45 minutos finais foram mornos e nenhuma grande jogada de gol foi criada. No sufoco, a Bélgica conseguiu fazer o necessário para somar três pontos.
CALENDÁRIO DA PRIMEIRA FASE
24/11 (quinta-feira)
07hSuíça x Camarões
10hUruguai x Coreia do Sul
13hPortugal x Gana
16hBrasil x Sérvia
25/11 (sexta-feira)
07hPaís de Gales x Irã
10hCatar x Senegal
13hHolanda x Equador
16hInglaterra x Estados Unidos
26/11 (sábado)
07hTunísia x Austrália
10hPolônia x Arábia Saudita
13hFrança x Dinamarca
16hArgentina x México
27/11 (domingo)
07hJapão x Costa Rica
10hBélgica x Marrocos
13hCroácia x Canadá
16hEspanha x Alemanha
28/11 (segunda-feira)
07hCamarões x Sérvia
10hCoreia do Sul x Gana
13hBrasil x Suíça
16hPortugal x Uruguai
29/11 (terça-feira)
12hHolanda x Catar
12hEquador x Senegal
16hPaís de Gales x Inglaterra
16hIrã x Estados Unidos
30/11 (quarta-feira)
12hTunísia x França
12hAustrália x Dinamarca
16hPolônia x Argentina
16hArábia Saudita x México
01/12 (quinta-feira)
12hCroácia x Bélgica
12hCanadá x Marrocos
16hJapão x Espanha
16hCosta Rica x Alemanha
02/12 (sexta-feira)
12hCoreia do Sul x Portugal
12hGana x Uruguai
16hCamarões x Brasil
16hSérvia x Suíça
LEIA TAMBÉM