O escândalo envolvendo o Corinthians e a antiga patrocinadora master, a Vai de Bet, continua gerando repercussões nos bastidores do clube. Se dentro de campo a situação do alvinegro não é das melhores, fora dele, a crise política se intensifica com o pedido de impeachment movido contra o presidente Augusto Melo.
A oposição fundamenta seu pedido nas irregularidades detectadas no contrato com a Vai de Bet, que rompeu a parceria com o Corinthians após identificar essas falhas. O grupo opositor é liderado por Mário Gobbi, ex-presidente do clube entre 2012 e 2015, período em que o Corinthians alcançou as maiores conquistas de sua história, incluindo a Libertadores e o Mundial de 2012, a Recopa de 2013, além do título do Brasileirão de 2015.
O que acontece se Augusto Melo sofrer impeachment?
Se o pedido de impeachment da oposição for aceito, o conselheiro Romeu Turma Junior terá cinco dias para analisar e encaminhar o pedido à Comissão de Ética, presidida por Roberson Medeiros. Após essa etapa, haverá um prazo adicional de cinco dias para que Augusto Melo seja oficialmente notificado sobre os trâmites do processo.
Depois de receber a notificação, Melo terá 10 dias para preparar sua defesa com base na denúncia que lhe será apresentada. Concluída a análise, ele entregará um parecer a Romeu Turma Junior, que poderá dar prosseguimento ao pedido. Cada parte terá 30 minutos para se manifestar durante a assembleia e, após as manifestações, todos votarão. Caso o pedido seja considerado procedente pelos votantes, Augusto Melo será afastado imediatamente até a conclusão do processo.
No caso de afastamento, o Corinthians será assumido pelo vice-presidente ou pelo segundo vice-presidente da diretoria, cargos atualmente ocupados por Omar Stabile e Armando Mendonça, respectivamente. Após isso, uma nova eleição deverá ser convocada.
LEIA TAMBÉM
Descubra onde assistir às Paralimpíadas 2024
O que o Corinthians precisa fazer para não ser rebaixado?
Para escapar do rebaixamento, um clube precisa somar 48 pontos. Entretanto, em toda a história dos pontos corridos com vinte clubes, nunca nenhum time foi rebaixado com 46. Neste momento, o Corinthians está com 22 pontos e ainda terá 14 jogos a serem disputados, com 42 pontos possíveis. Desses, o Timão precisará marcar 26, ou seja, cerca de oito vitórias e dois empates para atingir a marca de 48 pontos.
LEIA MAIS
‘SOS Global’: ONU acende alerta dada a rápida elevação do oceano Pacífico