O Club Atlético Peñarol, fundado em 1891, é um dos mais tradicionais do futebol sul-americano. O tradicional time ganhou um destaque maior nesta temporada com a sua campanha na Copa Libertadores, eliminando o Flamengo nas quartas de final e enfrentando o Botafogo nas semifinais. O time já tem cinco títulos da competição, sendo o maior vencedor de seu país e o terceiro maior da história do torneio.
De qual país é o Peñarol?
O clube auri-negro é do Uruguai, da cidade de Montevidéu. Além de ser pentacampeão da Libertadores, o time é o maior vencedor do Campeonato Uruguaio, com um total de 51 conquistas, duas a mais do que o Nacional, seu maior rival. Embora seja um dos clubes mais tradicionais do continente, tendo conquistado o Mundial de Clubes três vezes, o Peñarol não vence o torneio mais prestigiado da América do Sul desde 1987, com seu melhor resultado recente sendo uma final em 2011, quando perdeu para o Santos.
LEIA TAMBÉM
Como o Inter Miami se classificou para o Super Mundial?
Parque de campismo em Braga: visite atração que bateu recorde de receita
Como está o Peñarol na Libertadores?
Em 2024, o clube uruguaio chegou às semifinais da Copa Libertadores. A trajetória iniciou na fase de grupos, quando garantiu a classificação para a fase eliminatória com um segundo lugar no Grupo G. Nas oitavas de final, enfrentou o The Strongest, da Bolívia, e se classificou com o placar agregado de 4 a 1. Nas quartas, superou o Flamengo, com a soma dos placares sendo 1 a 0, conquistado pelos uruguaios no Maracanã, no primeiro jogo. Agora, o time enfrenta o Botafogo nas semifinais, com a primeira partida acontecendo nesta quarta-feira (23), às 21h30, no Rio de Janeiro. O jogo de volta, em Montevidéu, acontece no dia 30 de outubro, também às 21h30.
Confusão
Antes do duelo desta quarta-feira (23), cerca de 200 torcedores do clube foram detidos na orla do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. A Polícia disse que uma confusão foi iniciada após um torcedor uruguaio furtar um celular em uma padaria e se estendeu por quase uma hora, em episódios descritos como “selvageria e vandalismo desenfreado”, até a chegada de reforços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Eles serão escoltados para fora do estado do Rio de Janeiro e não assistirão à partida.
LEIA MAIS
Como regularizar as dívidas do MEI?