14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dérbi Campineiro

Confira vídeo com as 4 últimas viradas no dérbi de Campinas

Vencer de virada é sempre gratificante. O triunfo é mais prazeroso e a vibração da torcida é ainda maior

Vencer de virada é sempre gratificante. O triunfo é mais prazeroso e a vibração da torcida é ainda maior. Quando acontece em um clássico então, a euforia é incontrolável. O dérbi campineiro já presenciou várias viradas de ambos os lados. Nos últimos 20 anos, quatro jogos entre Guarani e Ponte Preta terminaram com virada. 

No dia 28 de outubro de 2002, pelo Campeonato Brasileiro, o Guarani abriu 2 a 0, com gols de Sérgio Alves (de falta) e João Paulo. A Ponte Preta empatou ainda no primeiro tempo com Marinho e Lucas, e decretou a virada, na etapa complementar, em pleno Brinco de Ouro da Princesa, com Basílio e Elivélton, de pênalti (4 a 2). A partida, que contou com 16.348 torcedores, ainda teve três expulsões. 

Curiosamente, Guarani e Ponte Preta fizeram campanhas semelhantes no torneio. O time bugrino terminou na 16ª colocação, com 33 pontos, apenas um a menos do seu arquirrival, que ficou em 13º, garantindo assim a permanência na divisão do próximo ano.  
 
LEIA TAMBÉM 
Dérbi de Campinas transforma jogadores em grandes heróis; confira dois casos!
 
Lenda do meião preto, gravata e mais: uniformes de Guarani e Ponte Preta
 

 

Quase dez anos depois, no dia 29 de abril de 2012, o Guarani deu o troco ao vencer a Ponte Preta por 3 a 1 na semifinal do Campeonato Paulista, no Brinco de Ouro da Princesa. Um pouco mais de 15 mil torcedores viram Caio inaugurar o marcador no primeiro tempo. No entanto, foi o time bugrino que chegou à final ao vencer o “Dérbi do Século” com três gols no segundo tempo, marcados por Fábio Bahia e Medina, duas vezes. Na final, o Guarani acabou perdendo para o Santos, de Neymar e companhia. 

Em 2018, no mesmo Brinco de Ouro, pela Série B do Campeonato Brasileiro, Danilo Barcelos, contra, colocou o Guarani na frente, mas a Ponte Preta virou com gols de Reginaldo e André Luís, duas vezes. Rondinelly, de pênalti, diminuiu (3 a 2). Mais de 18 mil torcedores estavam presentes. Neste ano, o time alvinegro não conquistou o acesso por detalhe, ficando em quinto, com 60 pontos. A equipe bugrina terminou em nono, com 54. 

A última vitória de virada aconteceu no dia 16 de março de 2020, também no Brinco de Ouro da Princesa. Em jogo válido pelo Campeonato Paulista, a Ponte Preta fez um grande primeiro tempo, com 2 a 0, gols de Alisson e Roger, mas a festa foi do Guarani. Com uma etapa complementar perfeita, o time bugrino venceu por 3 a 2, com gols de Júnior Todinho, Juninho e Thallyson. O jogo foi disputado com portões fechados por causa da covid-19. 

- Publicidade -

Apesar da derrota no dérbi, a Ponte Preta chegou na semifinal do Paulistão, perdendo para o Palmeiras por 1 a 0. Já o Guarani acabou caindo na primeira fase, em um grupo com Red Bull Bragantino, Corinthians e Ferroviária. 

Relembre os últimos quatro jogos que terminou com virada no dérbi campineiro:
 
16/03/2020 – Brinco de Ouro – Guarani 3 x 2 Ponte Preta – Campeonato Paulista 

05/05/2018 – Brinco de Ouro – Guarani 2 x 3 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro série B 

29/04/2012 – Brinco de Ouro – Guarani 3 x 1 Ponte Preta Campeonato Paulista 

- Publicidade -

28/10/2002 – Brinco de Ouro – Guarani 2 x 4 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro 
 
LEIA MAIS 
Bugre e Macaca: conheça as histórias dos mascotes do Guarani e da Ponte

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress