O Dérbi 204 será um dos clássicos mais importantes entre Guarani e Ponte Preta quando se fala em luta contra o rebaixamento em torneios nacionais. Esse é o quinto ano consecutivo que disputam juntos a Série B do Campeonato Brasileiro e é a primeira vez que ambos estão lutando para não acabar na Série C em 2023.
Das 24 rodadas realizadas até agora, o Guarani esteve na zona de rebaixamento em 22. É o time que mais tempo ficou dentro do descenso no campeonato, ganhando nesse quesito de Vila Nova (19 rodadas na degola), Náutico (14) e CSA (14). A Ponte Preta é a sexta do ranking, com seis rodadas no Z-4, na frente também do CRB (sete).
Nos quatro anos anteriores, apenas um time campineiro precisou se preocupar com o rebaixamento. Em 2021, a Ponte Preta chegou a ficar 12 rodadas dentro da zona da degola, mas reagiu e acabou o torneio na 11ª colocação. Já o Guarani brigou pelo acesso até o fim, terminando em sexto.
LEIA TAMBÉM
Confira vídeo com as 4 últimas viradas no dérbi de Campinas
Ponte defende tabu de 13 anos sem perder do Guarani no Majestoso
No ano anterior, os papéis se inverteram. A Ponte Preta ficou muito perto de subir, mas terminou a Série B em sétimo lugar. O Guarani, por sua vez, esteve na zona de rebaixamento em dez rodadas. O time bugrino ficou na 13ª posição.
Em 2019, a Ponte Preta chegou a ficar duas rodadas na zona de rebaixamento da Série B, mas bem no começo. A Macaca fez um campanha mediana, ficando na 11ª posição, diferente do Guarani que chegou a ficar 18 rodadas no descenso, mas escapou da queda no final. O time bugrino terminou na 13ª colocação.
O ano de 2018 foi tranquilo para os dois campineiros. A Ponte ficou na zona de rebaixamento na primeira rodada, mas bateu na trave na luta pelo acesso, ficando em quinto, com a mesma pontuação do quarto colocado, o Goiás. O Guarani também não lutou contra a queda. O Bugre terminou a edição em nono.
Na atual temporada, os times chegaram, inclusive, a estarem juntos na zona de rebaixamento por seis rodadas, mas a Ponte Preta conseguiu reagir e abriu seis pontos do próprio arquirrival, o Guarani. A última vez da Macaca no descenso foi na 16ª rodada, mas a ameaça ainda é real, apesar de ter apenas 7.8% de probabilidade de cair, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. O Bugre tem 67.9%, contra 77% do Vila Nova e 77.3% do Náutico.
A Ponte Preta chega para a partida deste sábado, às 11h, no Moisés Lucarelli, com 29 pontos, contra 23 do Guarani. Na última rodada, a Macaca perdeu para o Brusque por 2 a 1, enquanto o Bugre bateu o Náutico, outro adversário direto na luta contra o rebaixamento, por 1 a 0.
LEIA MAIS
Dérbi 204: sem suspensos, Ponte e Guarani buscam afirmação