Charles Leclerc teve a sua redenção neste fim de semana correndo de F1 (Fórmula 1), em Mônaco. O piloto que está na categoria desde 2018, nasceu no principado, mas nunca havia vencido no circuito, nos últimos anos chegou perto de vencer, mas não levou.
Na corrida disputada neste último domingo (26), o piloto finalmente lavou a alma. Ajudado por um acidente no início da prova, entre Sérgio Pérez (RBR) e Kevin Magnussen (Haas), o monegasco entrou nos boxes, bem como todo o grid, e trocou os pneus. Com isso, a entrada nos boxes para o restante da corrida deixou de ser obrigatória.
Com pneus duros, o piloto apenas administrou a pole position conquistada no sábado (25), inclusive os dez primeiros pilotos terminaram exatamente da onde largaram, tamanha a dificuldade de ultrapassagens nas ruas de Mônaco.
F1: Como ficou a classificação após o GP de Mônaco?
Com o abandono de Sergio Pérez (RBR) e apenas a sexta colocação para Max Verstappen (RBR), a RBR deixou de ter a distância confortável no campeonato de construtores, na disputa dos pilotos o mesmo aconteceu com o tricampeão mundial Max Verstappen.
Os resultados acendem um sinal de alerta na equipe, que no início da temporada tinha um domínio pleno e agora começa sentir a aproximação dos carros da Ferrari e da McLaren.
As últimas três corridas mostram essa aproximação, inclusive no desempenho dos carros que passaram a andar mais próximos de Verstappen que antes parecia imbatível, isso torna pelo menos até a reação da equipe austríaca, o campeonato mais disputado, confira;
Campeonato de Pilotos
01 – Max Verstappen (RBR) – 169 pontos
02 – Charles Leclerc (Ferrari) – 138 pontos
03 – Lando Norris (McLaren) – 113 pontos
04 – Carlos Sainz (Ferrari) – 108 pontos
05 – Sérgio Perez (RBR) – 107 pontos
06 – Oscar Piastri (McLaren) – 71 pontos
07 – George Russel (Mercedes) – 54 pontos
08 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 42 pontos
09 – Fernando Alonso (Aston Martin) – 33 pontos
10 – Yuki Tsunoda (Reacing Bulls) – 19 pontos
11 – Lance Stroll (Aston Martin) – 11 pontos
12 – Oliver Bearman (Piloto reserva/Ferrari) – 6 pontos
13 – Nico Hülkenberg (Hass) – 6 pontos
14 – Daniel Ricardo (Reacing Bulls) – 5 pontos
15 – Alexander Albon (Willians) – 2 pontos
16 – Esteban Ocon (Alpine) – 1 ponto
17 – Kevin Magnussen (Hass) – 1 ponto
18 – Pierre Gasly (Alpine) – 1 ponto
Guanyu Zhou (Sauber), Valtteri Bottas (Sauber) e Logan Sargeant (Willians) ainda não pontuaram.
Campeonato de Construtores
01 – RBR – 276 pontos
02 – Ferrari – 252 pontos
03 – McLaren – 184 pontos
04 – Mercedes – 96 pontos
05 – Aston Martin – 44 pontos
06 – Reacing Bulls – 24 pontos
07 – Hass – 7 pontos
08 – Willians – 2 pontos
09 – Alpine – 2 pontos
10 – Sauber – 0 pontos
Disputa apertada
Com os resultados, a diferença da Ferrari para a RBR ficou em apenas 24 pontos. Isso mostra a evolução da equipe italiana, que puxada pela melhora acentuada das atualizações feitas pela rival McLaren, se viu ameaçada e também trouxe ajustes para o carro, que mostram resultados em pista. Resta saber como o chefe de equipe da RBR Cristian Horner, irá responder a essa melhora das rivais.
No campeonato de pilotos a diferença de Verstappen para Leclerc é de 31 pontos, é mais que um fim de semana de vantagem, mas já deixa a RBR, que dificilmente erra, pressionada a acertar, pois um erro pode custar a aproximação de vez.
Moral
Mentalmente a vitória desse fim de semana pode significar a entrada de vez de Charles Leclerc e da Ferrari na perseguição de Max Verstappen e da RBR.
Tudo dependerá de como as equipes vão se apresentar nas próximas etapas. Fato é, que a RBR vem numa toada de resultados a baixo do esperado e a Ferrari numa subida crescente, será que teremos um campeonato mais disputado ou a RBR reagirá e voltará a sobrar na ponta?
Próxima Etapa
A próxima etapa do campeonato mundial de F1, será disputada entre os dias 7 e 9 de junho, no circuito do Canadá.
*Texto sob supervisão de Rafaela Viveiros
LEIA MAIS
Quando será o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil?