Desde o fim da temporada de 2024, o finlandês Valtteri Bottas, nome comum do grid na última década, assumiu o cargo de piloto reserva da Mercedes, equipe onde teve maior sucesso em sua carreira. Mesmo que tenha um retorno especulado para a Fórmula 1 em 2026, sua volta pode estar mais próxima do que parece: o finlandês foi cogitado como possível substituto de Franco Colapinto na Alpine.
F1: Valtteri Bottas pode substituir Colapinto na Alpine?
Ainda não há nenhuma confirmação ou anúncio oficial de que isso possa acontecer ou quando aconteceria, mas, de acordo com o portal The Race, essa possibilidade existe. Segundo a publicação, Flavio Briatore, chefe de equipe da Alpine, estaria insatisfeito com os resultados de Franco Colapinto, que já assumiu o cargo substituindo Jack Doohan na equipe. Desde que estreou em 2025 no GP da Emilia-Romagna, o piloto argentino ainda não somou pontos e provocou alguns acidentes nos treinos, o que teria irritado o cartola italiano.
Ainda conforme o The Race, o primeiro nome na lista de substitutos para Colapinto seria Valtteri Bottas e Briatore já teria procurado a Mercedes para discutir a possibilidade de um acordo. A equipe alemã não veria problemas em liberar o finlandês para a Alpine, já que os franceses serão clientes dos motores Mercedes a partir da temporada de 2026.
Especulado na Cadillac no próximo ano, Bottas está fora da Fórmula 1 desde que deixou a Sauber no fim de 2024. A suposta ida do finlandês para a Alpine seria benéfica para o brasileiro Felipe Drugovich, que também é um dos cotados para assumir uma vaga na equipe norte-americana que ingressará no grid em 2026. Com Bottas correndo pela escuderia francesa, “Drugo” contaria com um concorrente a menos pela vaga na Cadillac.
LEIA TAMBÉM
Como é o final da terceira temporada de ‘Round 6’?
Julho traz onda de atualizações para World of Warships