A FIFA anunciou, nesta quarta-feira (14), o início de uma avaliação das condições de segurança nos estádios de El Salvador, para evitar incidentes como o tumulto que resultou em nove mortes durante uma partida de futebol em maio. Serge Dumortier, chefe de segurança da FIFA, afirmou em entrevista coletiva que “a proposta que estamos apresentando é analisar a situação de segurança nos estádios do país.”
Dumortier e outros membros de um comitê da FIFA e da Concacaf reuniram-se com dirigentes de um Comitê de Padronização da Fesfut (Federação Salvadorenha de Futebol). A chegada dos representantes da FIFA e da Concacaf ocorreu após o incidente no estádio Cuscatlán, em San Salvador, no qual nove pessoas perderam a vida durante um jogo das quartas de final do torneio local entre os clubes Alianza e FAS.
Cinco pessoas foram detidas e permanecem presas desde 25 de maio, incluindo o presidente do clube Alianza, Pedro Hernández, dois dirigentes do mesmo time e dois responsáveis pelo estádio Cuscatlán, local onde ocorreu a tragédia. Em 2 de junho, após uma audiência, um tribunal ordenou a libertação dos cinco detidos, segundo os advogados de defesa, após terem chegado a um acordo de “conciliação” com os familiares das vítimas.
LEIA TAMBÉM
Vôlei: Brasil vence Coreia do Sul em Brasília pela Liga das Nações
Taça EPTV de Futsal: Viradouro é o primeiro finalista no torneio de Ribeirão Preto
No entanto, a Procuradoria-Geral da República anunciou no mesmo dia que irá recorrer da decisão do tribunal e que, portanto, “os responsáveis permanecerão detidos”. Até o momento, o Ministério Público não indicou quando apresentará o recurso. Dumortier explicou que a “análise” da segurança será realizada em dois níveis. O primeiro nível será sobre as condições de segurança nos estádios do país. O segundo nível da avaliação está relacionado a “como a segurança é tratada durante uma partida de futebol”, afirmou o chefe de segurança da FIFA.
Dumortier não especificou o tempo necessário para realizar essa análise, que servirá de base para fazer recomendações que melhorem a segurança dos torcedores nos estádios. Jair Bertoni, diretor das Associações Membro da FIFA nas Américas, acrescentou que tanto a FIFA quanto a Concacaf disponibilizarão “especialistas” para avaliar as condições de segurança dos estádios de futebol no país. Bertoni afirmou: “Estamos trabalhando para que esse incidente, ocorrido em 20 de maio, não se repita.”
LEIA MAIS
Robinho falou que queria dar soco na cara de vítima de estupro; áudios são vazados