A Fifa anunciou que irá transferir seu departamento jurídico inteiro para Miami. Esta mudança é uma resposta direta às próximas edições dos principais torneios internacionais que serão sediados nos Estados Unidos, incluindo a Copa do Mundo de 2026, em parceria com Canadá e México, bem como o Mundial de Clubes programado para 2025.
Além do departamento jurídico, a Fifa transferirá também parte da sua equipe de auditoria, compliance e gestão de risco. Esses profissionais deixarão Zurique, na Suíça, e se estabelecerão na cidade de Coral Gables, nos arredores de Miami. O local vem se tornando um dos principais espaços para o futebol da América do Norte nos últimos anos, principalmente após a ida de Lionel Messi para o Inter Miami.
A Fifa confirmou que a mudança será totalmente operacional a partir de agosto de 2024. O novo escritório permanente da Fifa nos Estados Unidos compartilhará espaço com o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2026, localizado em Coral Gables, na Flórida.
No entanto, ainda não está claro se todos os funcionários das áreas afetadas serão transferidos automaticamente para Miami ou se haverá demissões. Fatma Samoura, secretária-geral da Fifa, que está deixando a organização no final do ano, não forneceu informações detalhadas sobre esse aspecto.
Esta mudança estratégica da Fifa reflete a necessidade de contar com mais recursos nos Estados Unidos devido à escolha do país como sede principal da Copa de 2026. A organização vinha dependendo de funcionários contratados pelo Comitê Organizador local para a execução de suas tarefas cotidianas. A Fifa enfatizou que sua sede global continuará sendo em Zurique, na Suíça.
No ano passado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, já havia indicado que planejava passar mais tempo nos EUA, devido à preparação para a Copa do Mundo expandida. O torneio de 2026 verá um aumento no número de equipes de 32 para 48, exigindo um planejamento logístico mais abrangente.
Além da Copa, os Estados Unidos também sediarão a versão ampliada do Mundial de Clubes em 2025, com a participação de 32 clubes de peso, incluindo Real Madrid, Manchester City, Chelsea, Palmeiras e Flamengo.
LEIA TAMBÉM
Calleri considera adiar cirurgia para contribuir com o São Paulo no Brasileirão
Tite pode ser o próximo técnico do Flamengo?
A decisão da Fifa de transferir seu departamento jurídico para Miami é notável, uma vez que a Suíça é amplamente reconhecida como o epicentro do direito esportivo global, envolvendo centenas de casos relacionados à entidade, como disputas contratuais e casos disciplinares e éticos.
Em sua justificativa, a Fifa acrescentou que está comprometida em “tornar o futebol verdadeiramente global” e se aproximar das federações-membro. Além disso, a organização já havia estabelecido escritórios em outras regiões, como Paris em 2021, para facilitar a comunicação com as federações europeias e africanas, e está prestes a lançar um escritório regional em Cingapura.