Nesta semana, mais rumores sobre o futuro da seleção brasileira tomaram conta das redes sociais. Mesmo com os bons resultados recentes de Dorival Júnior, uma possível troca de treinador foi apontada pelo portal The Athetic, braço esportivo do New York Times. Segundo o veículo, o Brasil estaria de olho em Pep Guardiola, treinador do Manchester City, da Inglaterra.
Guardiola vai treinar a Seleção Brasileira?
Segundo a informação divulgada pelo portal norte-americano, a CBF já esteve em contato com Pep Guardiola em várias oportunidades, e a ideia de treinar uma seleção nacional agrada o treinador. Porém, o espanhol tem contrato com o clube inglês até junho de 2025, e uma saída neste momento é pouco provável.
Nesta terça-feira (5), após a derrota do Manchester City por 4 a 1 para o Sporting, de Portugal, em um jogo válido pela UEFA Champions League, um repórter brasileiro perguntou a Guardiola se ele não teria interesse em treinar a seleção sul-americana. Confira a resposta do treinador:
“Depois do 4 a 1 não sou mais uma opção para o Brasil (risos). Agora, mais do que nunca, tenho gana de levantar a equipe, de voltar ao nosso nível”
Caso Guardiola espere o final de seu contrato com o Manchester City para assumir a seleção brasileira, isto acontecerá com aproximadamente um ano de distância para a Copa do Mundo de 2026, o que pode se tornar um impeditivo para a negociação por conta do pouco tempo que o espanhol teria para trabalhar com o grupo. Se ele renovar por mais um ano com o clube inglês, por outro lado, poderá iniciar o trabalho logo após o mundial e focar no ciclo da Copa do Mundo de 2030.
LEIA TAMBÉM
Como está a seleção brasileira nas eliminatórias?
Após as vitórias contra Chile e Peru, o Brasil chegou a 16 pontos e assumiu a quarta posição nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na América do Sul, apenas as seis primeiras seleções se classificam diretamente para o Mundial, enquanto a sétima colocada precisa disputar a vaga em uma repescagem contra uma seleção de outro continente. Confira a tabela atual das eliminatórias, após 10 partidas disputadas:
1° Argentina – 22 pontos
2° Colômbia – 19 pontos
3° Uruguai – 16 pontos
4° Brasil – 16 pontos
5° Equador – 13 pontos
6° Paraguai – 13 pontos
7° Bolívia – 12 pontos
8° Venezuela – 11 pontos
9° Peru – 6 pontos
10° Chile – 5 pontos
LEIA MAIS