A LBF (Liga de Basquete Feminino) começa nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e vai contar com a transmissão do Tudo EP (clique aqui para saber mais). Conheça as equipes que vão disputar o campeonato mais importante da modalidade no Brasil:
AD SANTO ANDRÉ
O AD Santo André chegou à semifinal da LBF 2022, sendo eliminado pelo Sampaio Basquete. Foram duas derrotas: em casa, por 69 a 82, e fora de casa, por 77 a 53. Na fase classificatória, a equipe do ABC Paulista ficou em terceiro lugar, com um aproveitamento de 72,2%, vencendo 13 partidas e somando 31. O Sampaio é um dos grandes algozes do Santo André, eliminado o time também em 2021 (nas quartas de final), em 2019 (nas semifinais). Apesar de estar presente em todas edições da LBF, o Santo André nunca esteve em uma final do torneio.
LEIA MAIS
Quem são as maiores jogadoras do basquete feminino brasileiro
Conheça as principais regras do basquete feminino
BAX CATANDUVA
Penúltimo colocado em 2022 e último colocado na fase classificatória de 2021 e 2018, o Bax Catanduva quer repetir o desempenho da temporada 2011/2012 da LBF, quando foi eliminado nas semifinais para o Basquete Ourinhos. No ano passado, o Cataduva fechou a competição com 11,1% de aproveitamento, vencendo apenas 2 partidas.
ITUANO BASQUETE
Campeão em 2021, o Ituano Basquete não teve o mesmo desempenho na LBF de 2022, sendo eliminado pelo Santo André nas quartas de final. A equipe de Itu fez a sexta melhor campanha na fase classificatória, com 50% de aproveitamento, vencendo 9 partidas. Um dos principais destaques do Ituano está no banco de reservas, já que a equipe é treinada por Antonio Carlos Barbosa, medalha de bronze com a seleção brasileira de basquete feminino nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.
SAMPAIO BASQUETE
Atual campeão da LBF, o Sampaio Basquete tenta repetir o feito em 2023 e agora conta com a armadora Meli Gretter, que teve destaque na passagem por Campinas. A equipe do Maranhão foi o segundo colocado na fase classificatória, no ano passado, com 77,8% de aproveitamento, vencendo 14 dos 18 jogos disputados. O Sampaio é uma das principais equipes da Liga, tendo três títulos e um vice-campeonato desde a temporada 2015/2016
SESI ARARAQUARA
O Sesi Araraquara teve destaque na LBF 2022, ficando em primeiro lugar na fase classificatória, vencendo 16 das 18 partidas, tendo um aproveitamento de 88,9%. Nos playoffs, a equipe foi surpreendida pelo Unimed Campinas nas semifinais, perdendo a terceira e decisiva partida, em casa. O Sesi tem destaque nas primeiras etapas do torneio, em 2021, também ficou em primeiro lugar, sendo superado nas quartas de final pelo Unisociesc/Blumenau.
SODIÊ MESQUITA
O Sodiê Mesquita conta com a estrela Thayná, de 27 anos. Ela é a recordista de pontos em uma única partida, fazendo 46 contra o Pró-Esporte/Sorocaba na LBF 2022, também é recordista em arremessos de 2 pontos, foram 15, também no ano passado, contra o Bax/Catanduva e de eficiência, com 51 na mesma partida em que marcou 46 pontos. Apesar do destaque individual, o Mesquita não teve um bom desempenho na temporada passada, ficando na oitava colocação na fase classificatória, com 33,3% de aproveitamento e apenas 6 vitórias, caindo nas quartas para o Sesi Araraquara. A equipe nunca chegou a uma semifinal da LBF.
UNIMED CAMPINAS
Atual vice-campeão, o Unimed/Campinas teve a quarta melhor colocação na fase classificatória da LBF 2022, com 61,1% de aproveitamento, com 11 vitórias. A equipe perdeu a final para o Sampaio Basquete, perdendo duas partidas fora de casa e uma como mandante. A final foi um repeteco das decisões de 2019, quando também foi vice, e de 2018, quando a equipe de Campinas levantou a taça do campeonato. O time conta com a experiência da ala Karla, de 44 anos, que também preside o clube.
UNISOCIESC/BLUMENAU
O Unisociesc/Blumenau ficou em quarto lugar na LBF 2022, com 61,1% de aproveitamento e 11 vitórias. Nos playoffs, a equipe caiu diante do Campinas nas quartas de final. Em 2021, a equipe de Santa Catarina foi vice-campeã, perdendo a decisão pro Ituano. A campanha foi surpreendente, já que na fase classificatória, o Blumenau havia ficado apenas na sétima colocação, vencendo seis jogos.
ACOMPANHE O JOGO ENTRE SESI ARARAQUARA E BAX CATANDUVA