14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

LBF 2023: conheça os times que estão no torneio

Campeonato mais importante do basquete feminino no Brasil estreia nesta quarta-feira (8) e terá transmissão do Tudo EP

A LBF (Liga de Basquete Feminino) começa nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e vai contar com a transmissão do Tudo EP (clique aqui para saber mais). Conheça as equipes que vão disputar o campeonato mais importante da modalidade no Brasil:

AD SANTO ANDRÉ 

O AD Santo André chegou à semifinal da LBF 2022, sendo eliminado pelo Sampaio Basquete. Foram duas derrotas: em casa, por 69 a 82, e fora de casa, por 77 a 53. Na fase classificatória, a equipe do ABC Paulista ficou em terceiro lugar, com um aproveitamento de 72,2%, vencendo 13 partidas e somando 31. O Sampaio é um dos grandes algozes do Santo André, eliminado o time também em 2021 (nas quartas de final), em 2019 (nas semifinais). Apesar de estar presente em todas edições da LBF, o Santo André nunca esteve em uma final do torneio. 

 

 

LEIA MAIS 

Quem são as maiores jogadoras do basquete feminino brasileiro

- Publicidade -

Conheça as principais regras do basquete feminino

 

 

BAX CATANDUVA 

- Publicidade -


Penúltimo colocado em 2022 e último colocado na fase classificatória de 2021 e 2018, o Bax Catanduva quer repetir o desempenho da temporada 2011/2012 da LBF, quando foi eliminado nas semifinais para o Basquete Ourinhos. No ano passado, o Cataduva fechou a competição com 11,1% de aproveitamento, vencendo apenas 2 partidas.

ITUANO BASQUETE 


Campeão em 2021, o Ituano Basquete não teve o mesmo desempenho na LBF de 2022, sendo eliminado pelo Santo André nas quartas de final. A equipe de Itu fez a sexta melhor campanha na fase classificatória, com 50% de aproveitamento, vencendo 9 partidas. Um dos principais destaques do Ituano está no banco de reservas, já que a equipe é treinada por Antonio Carlos Barbosa, medalha de bronze com a seleção brasileira de basquete feminino nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.

SAMPAIO BASQUETE  

Atual campeão da LBF, o Sampaio Basquete tenta repetir o feito em 2023 e agora conta com a armadora Meli Gretter, que teve destaque na passagem por Campinas. A equipe do Maranhão foi o segundo colocado na fase classificatória, no ano passado, com 77,8% de aproveitamento, vencendo 14 dos 18 jogos disputados. O Sampaio é uma das principais equipes da Liga, tendo três títulos e um vice-campeonato desde a temporada 2015/2016

SESI ARARAQUARA 


O Sesi Araraquara teve destaque na LBF 2022, ficando em primeiro lugar na fase classificatória, vencendo 16 das 18 partidas, tendo um aproveitamento de 88,9%. Nos playoffs, a equipe foi surpreendida pelo Unimed Campinas nas semifinais, perdendo a terceira e decisiva partida, em casa. O Sesi tem destaque nas primeiras etapas do torneio, em 2021, também ficou em primeiro lugar, sendo superado nas quartas de final pelo Unisociesc/Blumenau.

SODIÊ MESQUITA 


O Sodiê Mesquita conta com a estrela Thayná, de 27 anos. Ela é a recordista de pontos em uma única partida, fazendo 46 contra o Pró-Esporte/Sorocaba na LBF 2022, também é recordista em arremessos de 2 pontos, foram 15, também no ano passado, contra o Bax/Catanduva e de eficiência, com 51 na mesma partida em que marcou 46 pontos. Apesar do destaque individual, o Mesquita não teve um bom desempenho na temporada passada, ficando na oitava colocação na fase classificatória, com 33,3% de aproveitamento e apenas 6 vitórias, caindo nas quartas para o Sesi Araraquara. A equipe nunca chegou a uma semifinal da LBF.

UNIMED CAMPINAS 



Atual vice-campeão, o Unimed/Campinas teve a quarta melhor colocação na fase classificatória da LBF 2022, com 61,1% de aproveitamento, com 11 vitórias. A equipe perdeu a final para o Sampaio Basquete, perdendo duas partidas fora de casa e uma como mandante. A final foi um repeteco das decisões de 2019, quando também foi vice, e de 2018, quando a equipe de Campinas levantou a taça do campeonato. O time conta com a experiência da ala Karla, de 44 anos, que também preside o clube.

UNISOCIESC/BLUMENAU 


O Unisociesc/Blumenau ficou em quarto lugar na LBF 2022, com 61,1% de aproveitamento e 11 vitórias. Nos playoffs, a equipe caiu diante do Campinas nas quartas de final. Em 2021, a equipe de Santa Catarina foi vice-campeã, perdendo a decisão pro Ituano. A campanha foi surpreendente, já que na fase classificatória, o Blumenau havia ficado apenas na sétima colocação, vencendo seis jogos. 

ACOMPANHE O JOGO ENTRE SESI ARARAQUARA E BAX CATANDUVA 

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress