Unimed Campinas e Sampaio Basquete se enfrentam neste sábado (18), às 18h, no Ginásio do Tênis Clube de Campinas, pela segunda rodada da LBF (Liga de Basquete Feminino), com transmissão do Tudo EP. As duas equipes têm um histórico de rivalidade que vai apimentar a partida, já que se enfrentaram em três decisões da competição.
Veja a transmissão de Unimed Campinas X Sampaio Basquete com a narração de Pedro Guilherme, comentários de Brocca e reportagem de Antônio Luppi
LEIA MAIS
LBF: Tudo EP transmite Sesi Araraquara X Blumenau no domingo
Jogadora do Sesi Araraquara se contunde e fica de fora da LBF
DECISÃO DE 2018
Em 2018, o então Vera Cruz Campinas fez a melhor campanha na primeira fase, com 100% de aproveitamento, marcando 1.215 pontos. O Sampaio Basquete ficou em segundo lugar nesta etapa, vencendo 12 das 16 partidas.
Nos playoffs, o Campinas passou pelo São Bernardo nas quartas de final e pelo Blumenau nas semifinais, vencendo os dois adversários por duas partidas a zero. O Sampaio Basquete teve um caminho um pouco mais complicado, perdeu a primeira para o Presidente Venceslau e depois se recuperou, fechando as quartas de final por dois a um. Nas semifinais, o adversário foi Cabo de Santo Agostinho, e o Sampaio venceu por duas partidas a zero.
O primeiro jogo da final foi no dia 20 de maio, no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas. O Sampaio quebrou a invencibilidade das donas da casa por 56 a 55, saindo na frente na decisão. Briahanna Jackson e Tati Pacheco anotaram 16 pontos cada para o time do Maranhão. Já Ariadna foi a cestinha do Campinas com 19 pontos.
No segundo jogo, no dia 22 de maio, no mesmo ginásio, a série ficou em um a um, depois que o Campinas venceu a equipe do Maranhão por 59 a 58. Aline Moura foi a cestinha fo time da casa, marcando 17 pontos e Meli Gretter, que hoje atua no Sampaio, fez 15. Briahanna Jackson foi novamente destaque da equipe maranhense, marcando 14 pontos.
A terceira partida da final foi no Ginásio Castelinho, em São Luís do Maranhão, no dia 27 de maio. Com o apoio de 5 mil torcedores, o Sampaio ficou novamente em vantagem ao vencer o Campinas por 55 a 50. Briahanna Jackson, mais uma vez, foi a cestinha com 16 pontos. Pelo Campinas, o destaque foi Ariadna com 11.
Precisando vencer fora de casa para manter o sonho do título, o Campinas surpreendeu o Sampaio, no dia 29 de maio, e empatou novamente a série, agora em dois a dois, ao vencer por 62 a 51. A argentina Meli Gretter teve uma atuação memorável e marcou 31 pontos. Tati Pacheco foi o destaque do time do Maranhão com 17 pontos.
A grande decisão ficou para a quinta partida, que aconteceu em 03 de junho, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas. O Sampaio vencia a partida por 50 a 46, faltando dez minutos para o fim jogo, mas as donas da casa mostraram poder de reação, fizeram 20 a 9 no decisivo quarto. Com a vitória de 66 a 59 pontos, o Campinas levou o título da LBF e Meli Gretter foi eleita a MVP das finais. Na quinta partida da série, ela marcou 25 pontos.
DECISÃO DE 2019
Ainda com o nome de Vera Cruz, o Campinas fez, novamente, a melhor campanha da primeira fase na LBF 2019. Foram 16 vitórias em 18 jogos. O Sampaio Basquete foi o segundo colocado nesta etapa, vencendo 15 partidas.
Nos playoffs, o Campinas eliminou o São Bernardo, nas quartas, por dois a zero, e o Cabo de Santo Agostinho, nas semis, por dois a um de virada. Já o Sampaio, passou pelo Ituano e pelo Santo André sem dificuldades, fazendo dois a zero nas duas séries.
O primeiro jogo da decisão foi no Ginásio do Tênis Clube de Campinas, no dia 16 de agosto. O time do Maranhão surpreendeu e fez 63 a 59. O destaque foi Tainá Paixão, que fez 12 pontos. Pelo Campinas, Meli Gretter foi a cestinha com 15.
Na segunda partida, no mesmo ginásio, no dia 18 de agosto, o Sampaio colocou uma mão na taça ao vencer por 81 a 72, tendo total domínio do jogo. Clarissa foi a cestinha com 20 pontos. Babi e Jeanne, com 15, foram os destaques do Campinas.
No dia 22 de agosto, o Sampaio conquistou o bicampeonato da LBF ao vencer o Campinas por 76 a 70. Tainá Paixão marcou 15 pontos e foi a MVP das finais.
DECISÃO DE 2022
Na temporada de 2022, o Sampaio Basquete teve, novamente, a segunda melhor campanha na primeira fase, vencendo 14 das 18 partidas. Já o Campinas, ficou apenas em quarto, com 11 vitórias. Nos playoffs, o time do Maranhão passou por dois jogos a zero contra o Ituano e contra o Santo André, nas quartas e semis, respectivamente. O Campinas passou pelo Blumenau e pelo Araraquara por 2 a 1.
O Sampaio Basquete venceu a primeira partida da série final, no dia 13 de agosto, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão, por 69 a 63. Tainá Paxão foi o destaque, marcando 28 pontos. Letícia Rodrigues e Manu de Oliveira se destacaram na equipe paulista, com 16 cada.
Ainda em casa, o Sampaio ficou muito próximo ao título. No dia 15 de agosto, venceu o Campinas por 80 a 57, abrindo vantagem na série final. Jeniffer O´Neill fez 18 pontos. Manu de Oliveira foi o destaque na equipe paulista marcando 15 pontos.
O tricampeonato do Sampaio veio no Tênis Clube de Campinas, no dia 20 de agosto. A equipe do Maranhão venceu por 74 a 70, fechando a série por três a zero. Tainá Paixão foi a MVP das finais e marcou 20 pontos na partida.
CONFIRA 4 MOTIVOS PARA ACOMPANHAR A LBF NO TUDO EP