11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Libertadores: Atlético MG é único brasileiro a vencer; relembre título de 2013

Jogando na Venezuela, Galo não tomou conhecimento do Caracas, goleando por 4 a 1 numa grande atuação de Guilherme Arana

Atlético Mineiro campeão da Libertadores 2013 (Foto: Reprodução CONMEBOL)

Jogando fora de casa, o Atlético Mineiro foi o único brasileiro a vencer na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Em partida disputada na Venezuela, contra os donos da casa Caracas, a equipe brasileira venceu por 4 a 1 com gols de Bruno Fuchs, Guilherme Arana e Paulinho duas vezes. O Caracas marcou com Danny Pérez.

Apesar do adversário ser inferior tecnicamente, o futebol apresentado pelo Atlético surpreendeu. Com domínio total da partida e com um ataque eficiente, os brasileiros não tiveram dificuldades durante a partida.

Campeão em 2013

A estreia com grande estilo fez o torcedor se lembrar da conquista da América em 2013, quando o time do “Eu Acredito” lutou fase a fase para conquistar a Glória Eterna.

Naquele ano, o Galo caiu no grupo 3 da Libertadores, que tinha São Paulo, Arsanal de Sarandi, da Argentina e The Strongest da Bolívia

Foram cinco vitórias e uma derrota, sendo a melhor campanha da primeira fase. Classificado às oitavas de final, o Atlético teve pela frente seu companheiro de grupo, o São Paulo.

Oitavas de Final – São Paulo

Na ida, no então Morumbi, o Galo venceu de virada com gols de Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardeli, Jadson marcou para o São Paulo, placar de 2 a 1.

Na volta, um espetáculo de futebol foi apresentado no Indepêndencia. Jô marcou três vezes na partida e Diego Tardeli fez um golaço de cobertura em Rogério Ceni. O São Paulo descontou com Luís Fabiano, mas já era tarde. Placar de 4 a 1.

Quartas de Final – Tijuana

Em 2013, os times do México ainda participavam da Libertadores e o Tijuana foi o adversário do Galo nas quartas de final. No jogo de ida, 2 a 2, com o empate do Atlético chegando aos 46 minutos do segundo tempo.

- Publicidade -

No jogo de volta, 1 a 1, com o Tijuana mais uma vez saindo na frente. Com o jogo empatado e com a vaga nas mãos do Atlético, devido aos gols fora de casa, a arbritagem marcou pênalti para o Tijuana e o Goleiro Vitor defendeu com o pé, garantindo a classificação.

Semifinal – Newell’s Old Boys

Dessa vez, o Atlético tinha uma nova pedreira pela frente, o Newell’s Old Boys da Argentina. Na ida, foi derrotado por 2 a 0, tendo que reverter a diferença no jogo de volta, no Indepêndencia.

Bernard marcou aos três minutos do primeiro tempo, colocando o Galo na briga pela classificação para final. Se engana quem pensa que o jogo foi fácil, o empate só veio nos acréscimos do segundo tempo, o que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o Atletico levou a melhor 3 a 2.

Final – Olimpia

Na ida, no Defensores del Chaco, vitória do Olimpia por 2 a 0. Mais uma vez a decisão seria no Indepêndencia,2 a 0 para o Galo e a decisão da Libertadores foi aos pênaltis. Assim como toda a campanha, a disputa foi sofrida e a vitória foi de 4 a 3 nos pênaltis. Atlético, campeão da Libertadores, foi a coroação de uma trajetória de superação.

- Publicidade -

*TEXTO SOB SUPERVISÃO DE MARCOS ANDRÉ ANDRADE

LEIA MAIS
Quando é o Dia dos Filhos?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress