O Corinthians ficou no empate em 0 a 0 com o Palmeiras na noite desta quinta-feira (27) e ficou com a taça do Campeonato Paulista – a equipe já havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Porém, uma confusão generalizada foi causada por um lance polêmico do atacante holandês Memphis Depay, do Corinthians.
Na ocasião, o jogador do Timão subiu com os dois pés na bola, já nos acréscimos, perto do apito final que sacramentou a taça ao Corinthians. Os jogadores do Palmeiras não gostaram da atitude do holandês e Felipe Anderson deu entrada forte no atacante. O resultado? Empurra-empurra e algumas cenas lamentáveis. Mas afinal, Depay fez algo contra as regras do esporte?
Memphis Depay deveria ter tomado amarelo ao pisar na bola com os dois pés?
A resposta para essa pergunta é que Memphis Depay não cometeu infração e, portanto, não tomou cartão amarelo. Segundo o “Livro de Regras’’ da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), não há nada que aponte que o jogador é proibido de fazer a firula. Entre os tópicos citados pelo livro que poderiam configurar o cartão amarelo, está a conduta antidesportiva, mas o lance em questão é interpretativo.
Caso o amarelo fosse aplicado ao jogador, a justificativa seria pela regra 12, que não fala sobre o ato de pisar com os dois pés sobre a bola, mas de respeito ao futebol, que engloba o torcedor, o adversário, o espetáculo, justamente para evitar brigas. Essa regra é geralmente aplicada para gestos e reações que inflamem os ânimos em campo.
LEIA TAMBÉM
Quem ganhou a Prova do Anjo do BBB 25?
Caso Soltedo
Em outubro de 2023 o atacante venezuelano Solteldo foi advertido pelo mesmo ato. Na vitória do Santos por 4 a 1 sobre o Vasco, na Vila Bélmiro, o jogador subiu sobre a bola e instaurou uma confusão generalizada.
Na ocasião, o jogador do Peixe subiu com os dois pés na bola quando o placar ainda estava em 3 a 1. Sebastián Ferreira, do Vasco, não gostou da atitude do venezuelano e partiu para cima do atacante.
Solteldo foi amarelado na ocasião. Na súmula da partida, o árbitro Anderson Daronco justificou o amarelo por “discutir com seu adversário com a bola fora de jogo; atitude antidesportiva’’.
LEIA TAMBÉM
Xuxa lançou álbum novo para crianças?