A seleção do Países-Baixos, conhecido no Brasil como Holanda, busca a classificação na Eurocopa e depende de uma combinação de resultados para conseguir a vaga entre os quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos. Isso porque, na rodada final do grupo D, os “holandeses” perderam por 3 a 2 para a Áustria, que ficou com a primeira colocação da chave. A segunda vaga ficou com a França.
As chances de classificação da seleção são altas, já que o time soma quatro pontos e, até o início dos jogos desta quarta-feira (26), é o melhor entre os terceiros colocados. Com saldo de 0, a “Laranja Mecânica” leva vantagem sobre os demais adversários e somente uma combinação bem improvável tira a vaga dela.
Por que a Holanda joga de laranja?
A cor faz referência à casa de “Orange-Nassau” da família real dos Países Baixos, o verdadeiro nome do país onde a região da Holanda está localizada. Ela é, na realidade, uma província dos Países Baixos.
A região conta com a capital Amsterdã e está dividida em Holanda do Norte e Holanda do Sul. O país é uma junção de 12 províncias, divididas em 10 regiões, e com 388 municípios registrados.
Na transmissão oficial da Fifa, a Holanda é chamada de “Netherlands”, que seria Países-Baixos em português, e o gentílico é neerlandês. holandeses são aqueles nascidos na região da Holanda.
Geograficamente, seria como dizer que todo brasileiro é paulista, assumindo que o estado de São Paulo é todo o Brasil, que, na realidade, conta com 26 estados mais o Distrito Federal.
LEIA MAIS
Filho de Lebron James está no Draft da NBA?