Conhecido pelo clima de coletividade e de união, os Jogos Olímpicos costumam apresentar torcidas mais pacíficas e as rivalidades são suavizadas. Isso porque estamos falando de um evento mundial, onde qualquer desordem pode afetar a organização. Mas, nem todos os países conseguem manter os panos quentes, como é o caso da rivalidade contra a torcida e os atletas argentinos.
Desde o início dos jogos, tanto a equipe de atletas, quanto os torcedores do país vêm sofrendo com as vaias, principalmente dos franceses, durante as disputas.
Por que atletas argentinos estão sendo vaiados nas Olimpíadas?
A justificativa para os atletas argentinos sofrerem vaias nas Olímpiadas é devido a um acontecimento durante a Copa América de 2022. Na ocasião, os jogadores da seleção argentina foram flagrados cantando uma música preconceituosa e ofensiva em relação aos franceses, contendo xenofobia, transfobia e racismo. Essa música foi criada por torcedores da Argentina na Copa do Mundo de 2022 e conta com ofensas específicas a jogadores da França, como o fenômeno Kylian Mbappé.
As manifestações contra os atletas argentinos começaram durante o hino nacional, no primeiro jogo de futebol contra o Marrocos, e continuaram em outras competições, até mesmo na cerimônia de abertura.
A resposta dos franceses ao mau comportamento argentino tem desconcentrado alguns torcedores do país latino, que avaliam a situação como um exagero. Ao mesmo tempo, outra parte dos envolvidos acredita que as manifestações logo acabam e são normais, mas não devem sair das arquibancadas.
LEIA TAMBÉM:
Quando acontecem as semifinais do surfe?
Simone Biles X Rebeca Andrade: quais os próximos confrontos?