Hugo Calderano, o principal nome do tênis de mesa do Brasil, teve sua entrada nos Estados Unidos recusada nesta quinta-feira (3). O atleta de 29 anos iria para Las Vegas, onde será disputado o torneio WTT Grand Smash, mas não poderá participar da competição por conta de um impedimento burocrático imposto pelo governo norte-americano. Entenda o que aconteceu:
Por que Hugo Calderano foi impedido de viajar aos Estados Unidos?
A entrada do brasileiro em território norte-americano foi recusada por conta de uma viagem à Cuba, que Hugo Calderano fez em 2023. A ida ao país caribenho, porém, foi por conta da disputa do Campeonato Pan-Americano e da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, disputado no ano passado. Os eventos foram organizados pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).
Ao saber de sua recusa, o brasileiro ainda tentou pedir um visto emergencial e solicitou apoio da Associação de Tênis de Mesa e do Comitê Olímpico dos Estados Unidos para obter o documento. Porém, por não conseguir uma reunião consular em tempo hábil para disputar o torneio em Las Vegas, Calderano desistiu de sua participação. Confira o que ele disse sobre o ocorrido:
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, contou o brasileiro.
LEIA TAMBÉM
Qual foi o último jogo de Diogo Jota?
Dandadan: quando os episódios da segunda temporada serão lançados?