O tênis está na lista de esportes mais comentados durante esse período de Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao acompanhar os jogos de representantes brasileiros, não faltaram comentários sobre a dificuldade de entender o que estava acontecendo na partida.
Ainda que o placar auxilie, entender as regras do esporte facilita na hora de acompanhar as competições. Pensando nisso, o TudoEP listou algumas:
Quais são as 5 principais regras do tênis?
O tênis é um esporte cuja quadra é dividida em dois lados, cada equipe fica em um, com objetivo de impedir com as raquetes que a bola quique mais de uma vez após passar a rede que lhes separa.
Para tal objetivo, algumas regras a serem seguidas são:
- A bola só pode cair dentro das áreas retangulares centrais que são praticamente três de cada lado. As duas mais extensas nas laterais, sem demarcação no meio, são proibidas. Caso a bola caia nelas, há punição.
- O jogo não tem delimitação de tempo, mas sim de pontos. O sistema é melhor de cinco sets, que só chega a acontecer integralmente se houver empate em dois a dois.
- As partidas de tênis podem ser disputadas de maneira individual ou em duplas. Em todo o caso, o saque começa do lado direito da quadra, alternando entre os lados conforme a pontuação. Quando em duplas, o saque deve ser alternado entre eles também.
- Penalidades e faltas são marcadas quando o jogador toca a bola com o corpo, desrespeita a área de saque, invade o campo adversário ou toca a rede durante o jogo.
- O set só tem um ganhador quando o placar tem ao menos dois pontos de diferença entre cada um. Em caso de empate, a “vantagem” é necessária para definir quem leva o set.
LEIA MAIS
Spotify lança Daylist: já testou a função que entende seu humor?
Quem é Douglas Costa? Ex-atacante da seleção abre conta no OnlyFans
Quais são as regras do tênis em cadeira de rodas?
O tênis em cadeira de rodas atende a praticamente todas as regras do olímpico, mas tem como diferencial a possibilidade de a bola quicar duas vezes na quadra.
Além disso, o equipamento adicional, que é a cadeira de rodas, é esportivo. As cadeiras contam com rodas adaptadas, garantindo mais equilíbrio e modalidade.
Representantes brasileiros
Alguns nomes que representaram o Brasil na modalidade paralímpica em quadras parisienses são:
- Ymanitu Silva
- Leandro Pena
- Gustavo Silva
- Daniel Rodrigues
Mesmo fora delas, outros expoentes brasileiros são Natalia Mayara Azevedo da Costa e Maurício Pommê, premiados dentro do esporte.
Em geral, o tênis em cadeira de rodas não tem muitos praticantes, mas tem competições anuais e ranking nacional no país.
LEIA TAMBÉM