13 de janeiro de 2025
- Publicidade -
EP Esporte

Quais são os Grand Slams do tênis?

Torneios mais importantes do calendário do esporte acontecem anualmente e são os mais visados pelos tenistas; conheça os Grand Slams

Torneios são os mais importantes do tênis (Foto: Reprodução)

O brasileiro João Fonseca ganhou destaque nos últimos dias com a sua sequência positiva para se classificar para o Australian Open, um dos torneios mais importantes do tênis. O que alguns não sabem é que a competição é considerada um Grand Slam, termo do tênis para classificar quatro torneios do calendário. Você sabe o que é um Grand Slam e quais são eles? Veja mais:

Quais são os Grand Slams do tênis?

Os Grand Slams são os quatro torneios mais importantes do calendário anual do tênis. Nestas competições, os tenistas podem obter uma maior quantidade de pontos para o ranking mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), premiações, atenção do público e da mídia. Conheça os Grand Slams:

Australian Open: o primeiro do calendário, normalmente acontece em janeiro. Foi disputado pela primeira vez em 1905 e é jogado no piso duro/rápido. Em 2025, a premiação dada ao campeão será de 2,3 milhões de dólares.

Roland Garros: disputado em Paris, na França, normalmente acontece em maio ou junho. É disputado desde 1891 e é jogado no saibro, um piso feito de terra batida que torna o jogo mais lento. Em 2024, o campeão embolsou 2,4 milhões de euros.

Wimbledon: é o mais antigo torneio do tênis mundial, jogado em Londres desde 1877. Geralmente ocorre entre junho ou julho, no auge do verão europeu. É um dos poucos torneios do circuito mundial disputado em uma quadra de grama, o que torna jogo mais rápido e o torna mais prestigiado. Em 2024, o campeão recebeu 2,7 milhões de libras.

US Open: disputado em Nova York desde 1881, é o último Grand Slam do ano, acontecendo normalmente entre agosto e setembro. Assim como o Australian Open, é jogado no piso duro/rápido. Tem uma das maiores premiações do circuito, pagando 3,6 milhões de dólares ao vencedor.

Os jogadores que vencem os quatro títulos ao longo da sua carreira são considerados vencedores do “Carrer Grand Slam”, feito já alcançado por 22 tenistas no simples entre masculino e feminino. Porém, existe um feito ainda mais difícil: conhecido como Golden Slam, consiste em vencer todos os Grand Slams e obter a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos no mesmo ano. Isso só foi atingido uma vez, pela tenista alemã Steffi Graf em 1988.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Quais cidades de Minas Gerais estão com alerta vermelho para hoje?

O que aconteceu com Nego Di?

Compartilhe:
Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo é natural de São Paulo, e cursa jornalismo na PUC-Campinas. Tem 20 anos, e estagia no Grupo EP de Comunicação, com enfoque nas produções digitais. Está no grupo desde 2024.
- Publicidade -
plugins premium WordPress