- Publicidade -

Quais times Klopp treinou antes do Liverpool?

Técnico alemão surpreendeu ap anunciar que deixará o time inglês, que comanda desde 2015, no fim da temporada europeia

compartilhar

O técnico alemão Jürgen Klopp anunciou nesta sexta-feira (26) que vai deixar o comando do Liverpool ao fim da atual temporada, em junho. O treinador está há nove anos no time inglês, conquistando um campeonato nacional (2019/2020), depois de 30 anos e a Liga dos Campeões (2018/2019).

“Vou deixar o clube no final desta temporada. Posso entender que é um choque para muitas pessoas neste momento quando você ouve isso pela primeira vez, mas obviamente posso explicar ou pelo menos tentar explicar”, disse o técnico de 56 anos, que chegou ao clube em outubro de 2015.

- Publicidade -
- Publicidade -

“Eu amo tudo o que está ligado a este clube. Eu amo os torcedores, o time, o estafe, eu amo a cidade, amo tudo. Isso mostra que estou convencido que é a decisão que devo tomar. Como posso dizer? Estou ficando sem energia”, afirmou Klopp, em vídeo divulgado pelo Liverpool. “Não tenho nenhum problema agora. Obviamente, eu já sabia há muito tempo que teria que anunciar a minha saída em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Eu sei que não posso fazer o trabalho de novo e de novo e de novo e de novo.”

LEIA MAIS

São Paulo: Arboleda deve reforçar o tricolor contra a Portuguesa

- Publicidade -
- Publicidade -

Quais times Klopp treinou antes do Liverpool?

Antes de chegar ao tradicional clube inglês, Klopp foi treinador do Mainz 05 e do Borussia Dortmund.

Ele começou a carreira de técnico no clube em que jogou como atleta por 11 anos, atuando em 325 jogos do Mainz 05. Como treinador, ficou mais oito anos, levando o time à sua primeira participação na Bundesliga, a primeira divisão do futebol alemão, e conquistando uma vaga para a Copa da Uefa (2005/2006).

- Publicidade -

Em 2007, o Mainz 05 foi rebaixado para a segunda divisão, mas Klopp seguiu no cargo até o final da temporada, quando pediu demissão depois de não conseguir levar o clube novamente à elite do futebol alemão.

Klopp assumiu o Borussia Dortmund em 2008, sendo bicampeão da Bundesliga nas temporadas 2010/2011 e 2011/2012, quando também conquistou a Copa da Alemanha.

Em 2013, disputou a final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, perdendo o título para o rival alemão. Na temporada seguinte (2013/2014) ganhou a Supercopa da Alemanha, mas foi demitido do Borussia em 2015.

- Publicidade -

Klopp, então, manifestou o desejo de se afastar do futebol e, ainda em 2015, chegou a recusar um convite do Olympique de Marseille, da França, mas na mesma temporada assinou contrato com o Liverpool.

Liverpool

Sob o comando de Klopp, o Liverpool voltou a brigar pelos torneios mais importantes do mundo e também voltou a ser temido nos principais gramados da Europa. Foram sete troféus em sua passagem pelo time até agora: um título do Campeonato Inglês, um da Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra e uma Supercopa da Europa. Foram ainda três vice-campeonatos de peso: duas vezes na Liga dos Campeões, nas temporadas 2017/18 e 2021/22, e uma vez na Liga Europa, em 2015/2016.

A direção do Liverpool confirmou também que Klopp deixará o clube na companhia de sua comissão técnica, formada pelos auxiliares Pepijn Lijndes, Peter Krawietz e Vitor Matos. Lijndes já anunciou que tentará a carreira de técnico. Klopp tinha contrato com o clube inglês até 2026.

Qual time Klopp vai assumir?

Klopp não indicou qual será o seu futuro. Apenas afirmou que buscará algo novo. “Uma temporada começa e você já planeja praticamente a próxima temporada. Quando estávamos sentados juntos conversando sobre possíveis contratações, a próxima pré-temporada e se podemos ir a qualquer lugar, surgiu o pensamento: ‘Não tenho mais certeza se estou mais aqui’ e fiquei surpreso com isso. Obviamente comecei a pensar nisso”, comentou

“E é claro que a temporada passada foi super difícil e houve momentos em que em outros clubes provavelmente a decisão seria: ‘Vamos, muito obrigado por tudo, mas provavelmente deveríamos nos separar aqui ou terminar aqui’. Isso não aconteceu aqui, obviamente”, completou.

Ele só revelou que deverá ficar longe dos gramados por ao menos uma temporada. “Trabalhar de novo? Eu não sei, possivelmente. Mas não comandarei nenhum clube ou seleção por pelo menos um ano O que tenho certeza é que não treinarei nenhum clube na Inglaterra que não seja o Liverpool. Não será possível. Meu amor por este clube e meu respeito pelos torcedores é muito grande”, garantiu.

LEIA TAMBÉM

Entenda a importância dos Jogos Olímpicos para o esporte

- Publicidade -
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.

Leia mais

Veja os jogos que chegam ao Xbox Game Pass nesta semana

Serviço por assinatura do Xbox recebe 23 games a partir de amanhã; destaques ficam por conta de 2XKO e Final Fantasy VII Remake Intergrade

Vultures – Scavengers of Death ganha versão demo

Jogo colombiano que mistura survival horror e mecânicas de turno lança sua demo em 12 de Fevereiro; confira o trailer com o anúncio

Quem é a argentina investigada por racismo?

Turista argentina fez gestos racistas em sua passagem pelo Rio de Janeiro e é alvo de investigação; entenda

- Publicidade -

- Publicidade -