Conhecida pela sua elegância, a esgrima é um dos esportes mais antigos do mundo, com raízes que remontam aos duelos de espadas da antiguidade.
Diferente do que muitos pensam, a esgrima também é um esporte olímpico, e nos jogos de Paris, o esporte ganhou mais admiradores.
Mesmo sendo uma modalidade bem antiga, a esgrima evolui junto com suas técnicas, que são regulamentadas pela FIE (Federação Internacional de Esgrima), sendo praticada em três categorias: florete, espada e sabre, que se diferem nos tipos de regras e armas.
Veja as diferenças de cada uma delas:
Florete:
- Arma leve e flexível.
- O alvo é o tronco do adversário, excluindo braços, pernas e cabeça.
- Toques válidos são feitos apenas com a ponta da lâmina
Espada:
- Arma mais pesada e rígida.
- O alvo é o corpo inteiro do adversário.
- Toques válidos são feitos apenas com a ponta da lâmina.
Sabre:
- Arma leve e com uma lâmina cortante.
- O alvo é a parte superior do corpo, incluindo cabeça, braços e tronco.
- Toques válidos podem ser feitos com a ponta ou a lateral da lâmina.
Qual é a duração de um combate de esgrima?
Um combate de esgrima tem duração variada dependendo da modalidade e do formato da competição. Em geral, para as competições individuais:
Assaltos de poule: São de 3 minutos ou até que um dos esgrimistas atinja 5 pontos.
Eliminações diretas: Consistem em três períodos de 3 minutos cada, com um minuto de intervalo entre eles, ou até que um dos esgrimistas atinja 15 pontos.
Quais são as regras?
A esgrima é praticada em uma pista de 14 metros de comprimento e 1,5 a 2 metros de largura. Os combates são divididos em três rodadas de três minutos, disputados individualmente ou em equipes de três ou quatro atletas. No individual, vence quem acumular mais pontos ou somar mais pontos nas três rodadas. Em equipes, vence o time que atingir 45 pontos ou tiver a maior pontuação após as rodadas.
Vale lembrar que o esporte exige muita proteção, fazendo com que os esgrimistas usem máscaras metálicas, coletes ou jaquetas protetoras, luvas, calças e sapatos específicos. Além disso, as mulheres também usam protetores para os seios.
LEIA TAMBÉM: