Para os fãs de automobilismo que já estão há alguns anos por dentro do universo da Fórmula 1, Felipe Drugovich já é um velho conhecido. Porém, para os que começaram a acompanhar recentemente, a eventual presença do piloto em um Grande Prêmio pode ser, no mínimo, curiosa. Desse modo, confira mais informações sobre o piloto brasileiro e veja alguns destaques de sua carreira.
Quem é Felipe Drugovich?
O piloto brasileiro tem 25 anos e é, desde 2023, piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1. No ano anterior, em 2022, Drugovich foi campeão da Fórmula 2, mas diferentemente do que aconteceu com Gabriel Bortoleto, ele não teve uma oportunidade imediata na categoria principal. Embora já tenha participado de alguns treinos livres nesse período, “Drugo” ainda aguarda uma chance de estrear oficialmente em uma corrida na F1.
Além da Fórmula 1, Drugovich também já fez testes na Fórmula E, pela equipe Maserati, e competiu nas 24 Horas de Le Mans e 24 Horas de Daytona, com a equipe Cadillac em 2024. Ele também testou o carro da equipe Chip Ganassi na Fórmula Indy, o pilotando por mais de cem voltas.
LEIA TAMBÉM
Quando o segredo de Odete Roitman é revelado em ‘Vale Tudo’?
Quem é o marido de Carla Zambelli?
Fórmula 1: dois brasileiros vão disputar o GP do Canadá?
Ainda não é possível dizer, com certeza, se dois brasileiros disputarão o GP do Canadá. Para que isso aconteça, a escolha para substituir Lance Stroll teria que ser Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin. Porém, algumas variáveis entram em cena antes que isso aconteça. Entenda:
- De acordo com Mike Krack, diretor da Aston Martin, o “Plano A” para o GP do Canadá seria contar com Lance Stroll dentro do carro. Porém, como ele passou por uma operação cirúrgica nos punhos, ainda é incerto se ele estará recuperado até o dia 13 de junho, quando as atividades do Grande Prêmio começam. Inicialmente, ele sofreu um acidente de bicicleta em 2023 e as dores, que começaram no GP da Espanha, seriam em decorrência disso.
- Outra variável para a participação de “Drugo” no GP do Canadá seria sua disponibilidade de agenda. No mesmo final de semana, ele participaria das 24 Horas de Le Mans com a equipe Cadillac. Porém, ele já disse em entrevista que sua prioridade é a Fórmula 1, então, caso fosse chamado, se apresentaria à Aston Martin.
- Além de Drugovich, a equipe inglesa teria outras três opções para a vaga, mas duas delas não são viáveis. O belga Stoffel Vandoorne também está comprometido com as 24 Horas de Le Mans, mas com a equipe Peugeot. O jovem Jak Crawford, piloto de desenvolvimento da Aston Martin, ainda não tem os pontos necessários para tirar sua Superlicença. Com isso, a outra opção seria o finlandês Valtteri Bottas, que é reserva da Mercedes, que estaria pronto para entrar no carro caso fosse necessário.
Diante disso tudo, ainda é incerto se contaremos com dois brasileiros no grid no GP do Canadá. Inicialmente, tudo dependerá da recuperação de Lance Stroll, que pode precisar de um tempo maior de repouso para ficar novamente em condições.
LEIA MAIS
Por que O Dia Mundial da Corrida é em 4 de junho?