Na manhã desta segunda-feira (23), Kirsty Coventry tomou posse como presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) durante uma cerimônia realizada em Lausanne, na Suíça. Ela entra para a história como a primeira mulher e a primeira africana a assumir o comando da entidade máxima do esporte olímpico.
LEIA MAIS
O que o Craque Neto falou sobre Memphis Depay?
Quem é Kirsty Coventry, nova presidente do COI?
A ex-nadadora Kirsty Coventry tem um dos currículos mais impressionantes do esporte africano, sendo a atleta com maior número de conquistas olímpicas do continente: com dois ouros, quatro pratas e um bronze. Ela estreou nos Jogos Olímpicos aos 16 anos, em Sydney 2000. Quatro anos depois, em Atenas 2004, conquistou o ouro nos 200 metros costas, feito que repetiu em Pequim 2008, tornando-se bicampeã olímpica. Após competir na Olimpíada do Rio, em 2016, anunciou sua aposentadoria das piscinas.
Mesmo antes de encerrar a carreira, já começava a transição para sua atuação institucional. Em 2013, ingressou na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional. Em 2018, assumiu o cargo de Ministra do Esporte do Zimbábue e, poucos meses depois, passou a integrar também o Conselho Executivo do COI.
No momento de sua posse como presidente do COI, ela agradeceu a oportunidade e disse estar animada. “Estou realmente honrada por poder trilhar esta jornada com vocês. Mal posso esperar por tudo o que está por vir. Sei que tenho a melhor equipe para me apoiar e apoiar o nosso movimento pelos próximos oito anos”, comentou.
LEIA TAMBÉM
Quem será o próximo adversário de João Fonseca?
Copa do Mundo de Clubes: onde assistir Seattle Sounders x PSG?