O esporte brasileiro perdeu um de seus grandes referenciais nesta quinta-feira (12). Morreu, aos 89 anos, Amaury Antônio Pasos, um dos maiores nomes do basquete nacional. A informação foi confirmada pelos familiares do ex-atleta, que disseram que a morte a morte foi devida a “diversas complicações da idade”, e estavam ao lado dele no momento.
Quem foi Amaury Pasos?
Amaury foi um dos grandes responsáveis por fazer com que o basquete brasileiro fosse respeitado: em sua carreira no esporte, foi bicampeão mundial com a seleção brasileira, em 1959 e 1963, sendo eleito melhor jogador da competição nas duas oportunidades. Além disso, o ex-atleta conquistou duas medalhas de bronze olímpicas, nos jogos de 1960 e 1964, e figura no hall da fama da FIBA (Federação Internacional de Basquete).
Amaury era filho de pais argentinos, mas nasceu em São Paulo por desejo de seu pai. Ele passou parte da infância no país vizinho, mas voltou ao Brasil aos 16 anos. Ele também teve passagens por outros esportes, como vôlei e natação. O ex-atleta começou na seleção brasileira em 1954, com apenas 18 anos, e defendeu as cores do país em 96 partidas. Assim como Oscar Schmidt, Pasos também recebeu um convite para jogar na liga americana de basquete, mas recusou com a preocupação de que isto poderia resultar em não defender mais o Brasil.
LEIA TAMBÉM
Em qual time Soteldo vai jogar em 2025?
Prêmio eSports Brasil 2024 acontece hoje
O que Oscar Schmidt disse sobre a morte de Amaury Pasos?
Outra lenda do esporte brasileiro, Oscar Schmidt lamentou a perda de Amaury Pasos e destacou a importância do ex-atleta para o esporte no Brasil. Confira:
“Essa é uma perda enorme para o basquete brasileiro, mas que ficam as lembranças, conquistas e glórias gigantescas que ele trouxe para o basquete brasileiro; o Amaury foi muito importante para elevar o nosso basquete à outro patamar”, disse Oscar.
Amaury também recebeu homenagens nas redes sociais da liga brasileira de basquete, a NBB (Novo Basquete Brasil), do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e da CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol). Veja:
O esporte brasileiro amanheceu de luto com a despedida de Amaury Pasos, um dos maiores nomes da história do basquete. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico deixa um legado que transcende gerações.
— Time Brasil (@timebrasil) December 12, 2024
Amaury foi pioneiro, líder e inspiração. Com talento… pic.twitter.com/jyAXsk0BjC
LEIA MAIS
Quais são os rivais de ‘Ainda Estou Aqui’ no Globo de Ouro?