O Manchester United vive um período complicado nos últimos anos. Sem conquistar o campeonato inglês a mais de uma década, o técnico holandês Erik Ten Hag foi contratado em julho de 2022 com a meta de reestruturar o clube, mas falhou em cumprir este objetivo. Demitido nesta segunda-feira (28), após a derrota para o West Ham por 2 a 1, a passagem do treinador pelo clube foi marcada por altos e baixos e, embora tenha conquistado dois títulos, estes não foram o suficiente para mantê-lo no cargo.
Quem será o novo técnico do Manchester United?
O clube ainda não definiu quem será seu novo técnico daqui para frente, mas anunciou que Ruud van Nistelrooy, ex-jogador do time e atualmente auxiliar técnico, assumirá a equipe interinamente. Um dos principais nomes cotados para o Manchester United era o alemão Thomas Tuchel, mas ele foi contratado pela seleção da Inglaterra e assumirá o cargo em 2025.
Van Nistelrooy jogou no Manchester United de 2001 a 2006, fazendo 219 jogos pelo clube e anotando 150 gols e 30 assistências. Atualmente aos 48 anos, o ex-jogador teve somente uma temporada como técnico profissional, no comando do PSV, da Holanda. Neste período, conquistou dois títulos: a Supercopa da Holanda e a Copa da Holanda.
LEIA TAMBÉM
Quais brasileiros já ganharam a Bola de Ouro?
Cupcakes de Halloween; aprenda a fazer
Como foi a passagem de Ten Hag pelo Manchester United?
O técnico assumiu o clube em julho de 2022, no início da temporada 2022/23. Logo no começo de sua passagem, foi marcado por um conflito com Cristiano Ronaldo, ídolo e jogador do United no momento da chegada do holandês. O craque português deixou o time logo em seguida, e rumou para o Al Nassr, da Arábia Saudita. Ao final daquela temporada, o clube conquistou a Copa da Liga Inglesa, primeiro título da equipe desde 2017.
Na temporada 2023/24, o time começou com altas expectativas, mas teve um desempenho bem abaixo do esperado. O clube foi eliminado na fase de grupos da UEFA Champions League, terminando em último lugar, e terminando o Campeonato Inglês somente na oitava posição. O ponto alto da temporada foi o título da Copa da Inglaterra, na final contra o rival Manchester City, fato que foi responsável pela renovação do contrato de Ten Hag por mais dois anos.
Com o início da temporada 2024/25, o time caiu de rendimento, e o técnico foi desligado de seu cargo. Ten Hag deixou o clube na 14° colocação da Premier League e no 20° lugar na Liga Europa, com três empates em três partidas disputadas. Por conta da renovação de seu contrato no final da última temporada, o clube terá que desembolsar 17,5 milhões de libras como multa rescisória para o treinador.
LEIA MAIS