O atleta Bernardo de Macedo Piccolo, de 12 anos, é um dos representantes brasileiros no Pan-Americano de Judô sub-13 e sub-15, que acontece no Panamá entre quarta-feira (23) e domingo (27). O torneio, organizado pela Confederação Panamericana de Judô, reúne atletas de 35 países.
Natural de Campinas, Bernardo, apoiado pelo Tudo EP, vai disputar a categoria sub-13 até 31 quilos. Ele começou sua carreira com 5 anos, em maio de 2016. Seu pai, Ricardo Piccolo, jornalista e treinador do esporte, procurava uma atividade física para os filhos e inscreveu os dois menores, Pedro Henrique, então com 8 anos, e Bernardo em uma academia de judô.
Segundo Ricardo, além dos benefícios que os esportes trazem para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes, há toda uma filosofia por trás dessa arte marcial, que forma o caráter daqueles que praticam. “O judô tem essa característica de formar cidadãos, já que ensina obediência e respeito, dá uma formação completa para a pessoa. Na academia, a gente acompanha até as notas dos alunos na escola”, completa Ricardo.
LEIA MAIS
Conheça a história do Judô e como ele chegou no Brasil
Saiba por que kimono só tem azul e branco; entenda
PROFISSIONALIZAÇÃO
O judô, que era para ser apenas uma prática esportiva, foi ocupando mais espaço na vida de Bernardo. Enquanto seus irmãos Pedro Henrique, hoje com 15 anos, e Leonardo, com 20, deixaram o judô de lado, em 2018, Bernardo conquistou o Campeonato Paulista, torneio mais importante para a categoria sub-9.
“Foi aí que vimos que ele tinha bastante jeito e começamos a levar mais a sério. Ele era muito tímido, até mesmo para entrar no tatami durante as competições, mas começou a se concentrar nos treinos, nos campeonatos e os resultados foram aparecendo”, conta o pai do atleta.
Bernardo é o primeiro colocado no ranking da 15ª delegacia regional da Federação Paulista de Judô, da Grande Campinas, na categoria sub-13. Em 2022, ele conquistou o bicampeonato Brasileiro Regional, o bicampeonato Paulista, a Copa São Paulo, além de ser vice-campeão Brasileiro Nacional, quando conquistou a vaga para o Pan.
O atleta também conquistou torneios regionais e, pesando menos de 31 quilos, chegou a vencer disputas de categorias de 34 quilos. Atualmente, Bernardo treina de segunda à sexta, às vezes aos sábados, duas vezes por dia. Ele faz treinos técnico, competitivo e luta solo no tatami, além de treino físico fora dele. Estudante do sexto ano em escola pública, o jovem atleta já foi homenageado na unidade de ensino e é incentivado por professores e amigos.
ANSIEDADE
A aventura de Bernardo no Panamá traz vários ingredientes novos à vida dele. Além de ser a primeira competição em que ele representará o Brasil, é a primeira viagem internacional do judoca, que também viajará de avião pela primeira vez.
PARCERIA
Seguindo alguns dos propósitos do Grupo EP, como o fomento ao esporte e o desenvolvimento regional de diversas modalidades esportivas, o Tudo EP vai acompanhar a jornada de Bernardo no Panamá. No Portal, você vai ver o desempenho do judoca no Pan-Americano. Nas redes sociais, levaremos você ao país da América Central, acompanhando o dia a dia da família Piccolo. Em nosso canal no Youtube você vai acompanhar um conteúdo exclusivo sobre o nosso atleta.
LEIA TAMBÉM