11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Adobe Firefly ganha edição de vídeos com inteligência artificial

Modelo auxiliará na preparação de conteúdo audiovisual no Premiere Pro

 

Nova ferramenta da adobe permite criar imagens com IA (Foto: Divulgação)
Nova ferramenta da adobe permite criar imagens com IA (Foto: Divulgação)

Anunciado em março de 2023 como concorrente do Dall-E e Midjourney para produzir imagens com IA (Inteligência Artificial), o Adobe Firefly vai ganhar uma nova funcionalidade: a edição de vídeos com IA. Com apenas alguns comandos, o Firefly poderá editar, aprimorar e manipular vídeos.

A Adobe divulgou que seu modelo auxiliará na preparação de conteúdo audiovisual no Premiere Pro. Com base em descrições em texto, é possível ajustar cores, criar sons e gerar animações. Além disso, o programa de edição ganhou novas ferramentas próprias.  

VEJA TAMBÉM 

Linktree já era? Instagram permite até 5 links na bio 
 
Falta de profissionais de TI pode prejudicar geração de quase 420 mil vagas até 2025

Novas habilidades 

Com esta nova habilidade, segundo a Adobe, uma das capacidades será a seleção inteligente de partes específicas do vídeo, como rostos de pessoas, objetos e áreas como o mar, para aplicar edições a essas seleções baseando-se em parâmetros inseridos em uma caixa de diálogo com linguagem natural, utilizando inteligência artificial.

- Publicidade -

Outra função do Firefly é na criação de gráficos profissionais. O editor pode criar músicas, sons, legendas, logotipos, títulos e outros tipos de ilustrações para vídeos com alguns cliques e descrições rápidas inseridas na mesma caixa de diálogo.

As novas funcionalidades ajudarão os editores a economizar tempo, pois não precisarão criar cada item do zero, além de alternar entre estilos visuais, conceitos e outros detalhes da produção. Como um co-piloto, o modelo, segundo a empresa, também apresentará tutoriais e dicas que podem ajudar o criador de conteúdo no desenvolvimento da edição. Para esses novos recursos, o Firefly usará sua IA baseada na Sense AI.

Conteúdo livre de direitos autorais 

Vale destacar que, segundo a Adobe, todo o conteúdo gerado pelo Firefly é livre de direitos autorais. A companhia afirma que utilizou imagens de domínio público e do Adobe Stock para treinar o Firefly e a Sense AI. Dessa forma, todos os gráficos, sons e vídeos gerados pela plataforma podem ser utilizados pelos usuários sem qualquer problema.

- Publicidade -

De acordo com a Adobe, a tecnologia será disponibilizada de forma exclusiva nos aplicativos de edição do conjunto Creative Cloud. Ainda não há uma estimativa de quando estará disponível para todos. 

LEIA MAIS 
 
Portugal quer melhorar tratamento a imigrantes brasileiros

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress