A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou mudanças na portabilidade de número de celulares para trazer mais segurança no processo de transferência e evitar fraudes. A nova medida conta com uma etapa a mais de confirmação por SMS. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 24 de abril, para usuários pessoas físicas do DDD 64, de Goiás, e a medida será expandida para os outros DDDs de forma gradual.
Como funciona a verificação
A estratégia utilizada pela Anatel é, na prática, como uma verificação em duas etapas, similar à validação utilizada por grandes plataformas digitais, como Facebook, PayPal e Google. O cliente que pedir a portabilidade de seu número de celular receberá uma mensagem informativa na tela do celular e um SMS para confirmação do pedido de mudança de operadora.
VEJA TAMBÉM
Adobe Firefly ganha edição de vídeos com inteligência artificial
Saiba como descartar lixo de maneira sustentável com ajuda de aplicativo
O SMS deve ser respondido em até 30 minutos para que a portabilidade seja confirmada. Caso o cliente não responda neste prazo, o processo é paralisado. Para retomar o processo, a Anatel orientação ao consumidor entrar em contato com a operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o envio de um novo SMS para confirmação.
O objetivo é tornar o acesso a uma conta mais difícil ao implementar um segundo método de confirmação. E a partir do momento que usuário solicita a transferência junto a nova operadora, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o solicitante pede adiamento.
É importante destacar que o cliente pode desistir de fazer a portabilidade, mesmo se já tiver respondido SIM ao SMS de confirmação. Para anular a transferência, o usuário deve ligar para o atendimento da operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o cancelamento. Ele pode mudar de ideia em até um dia útil antes da data prevista para a migração.
De acordo com o balanço da ABR Telecom, a portabilidade de celular iniciou no Brasil em 2008 e até 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras.
LEIA MAIS
Vacina bivalente é liberada para todos acima de 18 anos