12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Câmera dispensa lentes e usa IA para capturar imagens

Tecnologia utiliza recursos como geolocalização, descrição do ambiente e IA generativa para "reproduzir" o que seria capturado por uma câmera tradicional

O designer dinamarquês Bjørn Karmann desenvolveu um experimento surpreendente utilizando inteligência artificial (IA) que viralizou na internet nessa semana. Em seu mais recente projeto, ele criou uma câmera fotográfica que não requer o uso de lentes convencionais.

Chamada de Paragraphica, essa câmera utiliza recursos como geolocalização, descrição do ambiente e uma IA generativa para “reproduzir” virtualmente o que seria capturado por uma câmera tradicional. 

  

LEIA TAMBÉM 
 
Saiba como participar do HackTown For Startups deste ano 

Empresa chinesa anuncia novos óculos de realidade virtual para competir com Apple

  

- Publicidade -

Com funciona a Paragraphica 

A Paragraphica possui três mecanismos de configuração que permitem controlar a inserção de dados e os parâmetros da IA incluindo o alcance da “visão”, a quantidade de ruído e o nível de criatividade ou precisão do sistema. O visor exibe o texto gerado a partir da coleta de dados, obtidos por meio de APIs abertas que combinam informações de localização, clima, horário e estabelecimentos próximos.

Após a geração do texto, o usuário confirma a sugestão e aguarda a criação da imagem pela IA. Embora o resultado não seja uma reprodução exata da realidade, é capaz de representar com certa precisão ruas, edifícios e elementos da paisagem. Segundo o designer, o resultado combina informações reais com a imaginação, proporcionando uma experiência do mundo ao nosso redor além da percepção visual.

Geolocalização é ponto-chave para criar a imagem 

Ao invés de utilizar sensor e lente, o designer criou um símbolo inspirado na toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata), um pequeno animal que utiliza sua boca como antena para caçar durante a noite.

- Publicidade -

Portanto, não é necessário apontar a câmera diretamente para o local a ser fotografado. O mais importante é estar presente fisicamente para que a geolocalização funcione corretamente e, em seguida, configurar adequadamente o comando descritivo.

Você pode experimentar como a câmera funciona 

Os detalhes sobre a construção do equipamento e os modelos de IA utilizados estão no site do designer. E para que as pessoas possam experimentar e entender como a captura e geração de imagens ocorrem na prática, pelo site é possível acessar o aplicativo web que simula o seu funcionamento, usando a localização do GPS do dispositivo. 

  

LEIA MAIS 
 
Custo de vida tem alta de 1,83% no primeiro trimestre de 2023

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress