Você viu sobre o novo golpe “ComprovanteSpray” do WhatsApp, mas ficou em dúvida sobre o que é? Criminosos têm usado uma nova tática para roubar dados sensíveis dos usuários no mensageiro. Segundo a imprensa, a ameaça digital foi identificada pela equipe de Inteligência de Ameaças da ISH Tecnologia.
Por isso, confira os detalhes e veja como funciona o novo golpe “ComprovanteSpray” do WhatsApp abaixo.
LEIA TAMBÉM
DeepSeek: A Nova Inteligência Artificial Chinesa e os Riscos para Empresas e Usuários
Instagram copia TikTok: Reels agora pausa com um toque?
Como é o novo golpe ‘ComprovanteSpray’ do WhatsApp?
O golpe consiste em uma mensagem, enviada pelo WhatsApp, com um suposto comprovante bancário pendente. Acompanhado a ele, há uma mensagem persuasiva, que pode gerar urgência na vítima. O anexo é um arquivo .zip, que, quando baixado, instala um malware no dispositivo do usuário.
Quando extraído, um comando em PowerShell é ativado e executa um script maligno na memória do sistema, o que faz com que o antivírus não perceba. A partir desse ponto, os invasores podem ter acesso aos dados da vítima, como as senhas bancárias.
Por isso, a melhor maneira de se proteger é desconfiar de mensagens que pedem dinheiro, além de sempre verificar o número que está mandando mensagem. Em caso de dúvidas, ligue para a agência bancária por números oficiais.
Técnicas comuns no golpe
Entre as técnicas mais comuns, de acordo com o relatório produzido pela ISH Tecnologia, estão:
- Engenharia social (por meio de técnicas persuasivas);
- Coleta de dados em redes sociais (com uso de informações do usuário disponíveis na internet publicamente);
- Clonagem de WhatsApp (com técnicas de Sim Swap, quando criminosos transferem o número de telefone da vítima em um novo cartão Sim)
- Phishing (quando o usuário é persuadido a clicar em um link falso)
LEIA MAIS
O que é OMS e qual sua função?