O Wi-Fi Brasil é um programa do governo federal que tem como objetivo democratizar o acesso à internet em regiões vulneráveis no país. Por meio de uma banda larga via satélite, o cidadão consegue conectar aparelhos de celular e computadores na rede. De acordo com o governo, as instalações priorizam postos de saúde, escolas e áreas mais remotas do Brasil.
Por isso, descubra como funciona o programa Wi-Fi Brasil abaixo.
LEIA TAMBÉM
Instagram copia TikTok: Reels agora pausa com um toque?
Como é o novo golpe ‘ComprovanteSpray’ do WhatsApp?
Como funciona o programa Wi-Fi Brasil?
O serviço está disponível em comunidades em estado de vulnerabilidade social em todo o país. Geralmente, em locais que não são atendidos por prestadora de serviço de internet. De acordo com o Ministério das Comunicações, há duas modalidades do programa:
- Wi-Fi Brasil GESAC Ponto de Internet: instalado em locais específicos como instituições públicas, escolas, bibliotecas, telecentros, unidades de saúde, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros, com velocidade de 20 Mbps, 30 Mbps e 40 Mbps;
- Wi-Fi Brasil GESAC Livre (inclui roteador): instalado normalmente em praças públicas com acesso livre e gratuito ao público em geral, com velocidades de 40 Mbps + Wi-Fi Externo e 60 Mbps + Wi-Fi Externo.
Para solicitar o serviço, basta acessar o link “Solicitar Conexão de Internet” e preencher o formulário. Após preenchimento e aceitação, o cidadão poderá usar a internet via satélite pelo WI-FI Brasil GESAC. Sobretudo, é preciso aguardar de 60 a 90 dias a análise técnica.
O governo recomenda, em caso de dúvida, entrar em contato pelo telefone (61) 2027.6935, ou pelo e-mail: conectividade@mcom.gov.br. Para problemas relacionados a conexão, ligar no 0800-880-7000.
LEIA MAIS
O que é o Helios? Arma a laser é disparada por navio dos EUA