6 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Como saber se o texto foi feito por IA? Veja essas 9 dicas

Aprenda alguns caminhos para diferenciar um texto humano de um gerado por IA detectando padrões de ferramentas como ChatGPT e Google Gemini

Aprenda alguns caminhos para diferenciar um texto humano de um gerado por IA detectando padrões de ferramentas como ChatGPT e Google Gemini. (Foto: Frrepik)

As inteligências artificiais generativas estão cada vez mais populares na geração de conteúdo. E com a avalanche de informações, textos e posts compartilhados na Internet, você já se pegou lendo algo e perguntando se realmente foi escrito por uma pessoa ou pelo ChatGPT?

Levantando esta questão de como identificar um texto artificial, o Tudo EP traz 9 dicas para auxiliar você na hora de detectar a origem de um texto.

Quer identificar um texto de IA? Fique de olho nesses 9 sinais

Confira essas dicas para lhe ajudar a identificar a autenticidade de um conteúdo com mais confiança.

1. Linguagem formal

A linguagem da IA costuma ser excessivamente educada e neutra. Isso ocorre porque a IA é treinada para evitar linguagem polêmica ou ofensiva. Assim, um tom extremamente formal e cuidadoso pode indicar um texto automatizado.

2. Padrão estrutural repetitivo

A organização do texto também é um indício. A IA tende a seguir uma estrutura previsível, com introduções claras que explicam o conteúdo e conclusões que resumem as informações de forma uniforme. O padrão repetitivo e altamente organizado pode sugerir uma criação por inteligência artificial.

3. Frases Longas e Complexas

- Publicidade -

Embora treinada para lidar com regras gramaticais, a IA frequentemente gera frases longas ou complexas, dificultando a leitura. Preste atenção neste padrão, pois pode ser um indicativo da origem artificial do texto.

4. Repetição excessiva de termos

Outra característica comum em textos de IA é a repetição de palavras e expressões, devido à limitação na variação de sinônimos e termos. Humanos tendem a diversificar o vocabulário de forma natural, enquanto a IA apresenta uma certa “economia” de palavras e variação. “Notável” e “significativo” são dois termos que a IA adora.

5. Ideias redundantes

- Publicidade -

A IA tende a repetir ideias ao longo do texto, especialmente ao tentar preencher uma resposta longa. Se estiver vendo muita redundância, com reformulação das mesmas informações em diferentes frases, está aí um outro sinal para identificar textos gerados por IA.

7. Tom neutro e sem personalidade

Conteúdos feitos por inteligências artificiais tendem a manter uma linguagem formal e rígida, mesmo em temas que poderiam ser abordados de forma mais descontraída. Outra característica é que a IA adota um tom neutro e sem variação emocional, sem refletir um estilo pessoal. Enquanto textos humanos geralmente revelam mais personalidade e variedade de expressão, essa ausência de flexibilidade no tom e linguagem podem ser indicativos fortes de textos artificiais.

8. Abordagem básica em temas complexos

A IA oferece explicações claras, mas tende a ser superficial em temas mais complexos. Caso o texto apresente uma abordagem simplista em um assunto que requer profundidade, fique alerta, é um sinal de automação.

9. Exemplos amplos e pouco específicos

Seguindo o princípio da dica anterior, quando é preciso incluir exemplos, a IA geralmente opta por opções genéricas e amplas, sem muitos detalhes. Por exemplo, ao falar sobre saúde mental, um texto gerado por IA pode citar “práticas de bem-estar” de maneira genérica, sem se aprofundar em estratégias como meditação, terapia cognitiva ou exercícios de respiração. Essa falta de profundidade e detalhamento nos exemplos é um sinal de que o conteúdo pode ter sido criado artificialmente.

LEIA MAIS

Quem é Aryna Sabalenka?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress