Um dos maiores setores da economia brasileira, o agronegócio representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com as estimativas de 2022 do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea – Esalq/ USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Uma das previsões do Ministério da Agricultura é que a produção brasileira de grãos deve crescer 27% até 2030, ao mesmo tempo que, projeções apontam que a produção de alimentos mundial precisa aumentar 70% até 2050 para atender a demanda de uma população que deve chegar a 9 bilhões de pessoas no planeta.
Segundo Claudio Lollato Malheiro, um dos sócios da Malborg Tecnologia, empresa nacional, desenvolvedora e distribuidora de soluções integradas, a tecnologia está presente em todas as etapas da produção no agronegócio, essencial para que a eficiência, produtividade e redução de custos resultem em produtos competitivos dentro e fora do país e com menor impacto ambiental.
LEIA TAMBÉM
Microsoft demitirá 10 mil funcionários até final do terceiro trimestre do ano
Unicamp terá Centro de Pesquisa de soluções 5G e 6G
Uma das soluções que auxiliam no agronegócio são os sistemas de sonorização automáticos integrados com rádios comunicadores, telefonia e anúncios de voz. Também existe a possibilidade de fazer a integração dos sistemas de sonorização com sistemas ERP, como por exemplo a SAP, capazes de gerenciar remotamente as atividades no campo, na indústria e logística multimodal.
“Integramos rádios comunicadores de qualquer tecnologia, transformando o sinal de rádio em IP e interligando com uma central de comunicação através de uma rede de dados independentemente da distância, do número de rádios existentes ou tecnologia legada. Como exemplo, criamos uma central de comunicação para uma das maiores empresas de energia privada do Brasil integrando mais 30 Usinas de Álcool e Açúcar em diversos estados do Brasil num único local”, explica Malheiro.
Benefícios
Esta rede conectada facilita a comunicação em tempo real fazendo com que organizações tomem decisões rapidamente, reduzindo perdas e aumentando a produtividade. Segundo Claudio, a empresa consegue um aumento de produtividade significativo pois se comunica rapidamente com os operadores de máquinas, motoristas de caminhão, frentes de colheita, usina e assim por diante tornado a operação dinâmica e segura. Quando uma máquina para, uma estrada é interrompida, rapidamente os recursos são redirecionados.
“Conseguimos integrar esses sistemas de comunicação com cornetas nos pátios de caminhões fazendo com que a logística de carregamento e descarregamento seja agilizada. O sistema ERP do cliente, automaticamente gera um código e esse código é decodificado e uma mensagem automática de voz é emitida nas cornetas informando placa do caminhão, nome do motorista e tipo de operação que o profissional deverá fazer. Tudo de forma rápida e automática com todos sendo informados em tempo real”, exemplifica o especialista.
LEIA MAIS
WhatsApp anuncia conexão via servidor proxy