Um sistema de nuvem de empresas é uma infraestrutura tecnológica que permite o armazenamento, gerenciamento e acesso a dados, aplicativos e recursos computacionais através da internet. Na prática, é um conjunto de serviços e tecnologias que permitem que empresas e usuários acessem seus dados e programas em qualquer lugar do mundo, desde que estejam conectados à internet.
De acordo com um ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA), que nomeia os países que oferecem melhores condições para computação em nuvem, o Brasil está em oitavo lugar. Um resultado que demonstra que esse tipo de tecnologia já se consolidou no país. “Os dados evidenciam que o investimento é válido e uma tendência para negócios em expansão”´, afirma Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital.
De acordo com Vinícius, já existem diversas plataformas disponíveis que auxiliam a migração para a nuvem, mas como cada uma possui características diferentes, é preciso contar com respaldo de um parceiro experiente e que conheça o software.
VEJA TAMBÉM
O que é LGPD, quais seus objetivos e como sua empresa pode se adequar
Cães-robôs de Nova York gera polêmica
Comparado ao armazenamento tradicional de dados, o sistema de nuvem se destaca pela otimização do trabalho de TI, redução dos custos de manutenção e até na segurança. Confira alguns dos benefícios:
Flexibilidade e escalabilidade: A computação em nuvem oferece flexibilidade na contratação e escalabilidade, permitindo que as empresas aumentem ou diminuam sua capacidade de armazenamento e processamento de acordo com suas necessidades e orçamento.
Redução de custos: A nuvem pode reduzir significativamente os custos de hardware, licenças de software, manutenção e gerenciamento de data center, já que a responsabilidade pela infraestrutura é da provedora de serviços.
Mobilidade: A computação em nuvem permite que funcionários acessem arquivos e aplicativos de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham conexão à internet, o que aumenta a mobilidade e a produtividade.
Backup em tempo real: Todos os arquivos são sincronizados da máquina diretamente para a rede, de maneira automática. Se houver qualquer falha no desktop, tudo estará salvo e pode ser recuperado.
Colaboração: A nuvem facilita a colaboração entre funcionários, permitindo que eles trabalhem em conjunto em tempo real em documentos e projetos, independentemente da sua localização física.
Atualizações automáticas: Os provedores de serviços de nuvem oferecem atualizações de software e segurança automáticas, sem que as empresas precisem se preocupar com a instalação ou atualização de aplicativos e sistemas operacionais.
Segurança: A nuvem oferece segurança robusta, com criptografia de dados em trânsito e em repouso, autenticação multifator e backups automatizados, além de monitoramento constante por equipe de especialistas em segurança cibernética. Além disso, também em caso de equipamento danificado, nenhum dado é perdido.
LEIA MAIS
Justiça concede guarda provisória de capivara a influenciador